Futebol Nacional
None

Galo tem a sétima arrecadação com estádio no futebol brasileiro, diz pesquisa

postado em 25/06/2013 18:10

Uma pesquisa divulgada pelo especialista em marketing e gestão esportiva Amir Somoggi revelou a arrecadação dos clubes brasileiros com os estádios em 2012. Na pesquisa, o Atlético aparece como o clube mineiro mais bem colocado, na 7ª colocação, com um balanço de R$ 18 milhões, valor que abarca lucros com bilheteria, programa de sócio-torcedor e exploração de camarotes, lojas e estacionamento.

A boa colocação do Galo é explicada principalmente pela boa média de público que o clube obteve durante toda a campanha do Campeonato Brasileiro 2012. Os atleticanos foram os campeões de ocupação do estádio, com uma média de 80% de ocupação do Independência nos jogos como mandante, bem a frente do Corinthians, segundo colocado, que aparece com 63%.

Na média de público, os atleticanos ficaram em 3º lugar, com 18.309 torcedores por jogo, número que poderia ser bem mais elevado se não fosse a capacidade reduzida do estádio Independência em comparação à casa de outros clubes brasileiros. A lotação máxima permitida no Horto é de 23.018 pessoas.

A grande presença de público é reflexo do bom rendimento da equipe em campo. Vice-campeão brasileiro no ano passado e campeão mineiro de 2013, o clube é o único brasileiro que segue vivo na Libertadores, onde encara o Newell´s Old Boys pela semifinal no dia 3 de julho, pelo jogo de ida.

A presença da torcida tem levado o Atlético a feitos históricos, como a marca de maior tempo invicto como mandante de um clube brasileiro atingida no empate em 0 a 0 com o São Paulo pelo Brasileirão deste ano. São 50 jogos sem perder, desde setembro de 2011, somando 40 vitórias e 10 empates. No Independência, foram 36 partidas com 29 triunfos e nove empates.