Futebol Nacional
None

ATLÉTICO X OLIMPIA

Coincidências de xará colombiano servem como esperança para Galo na Libertadores

Olimpia já deixou escapar título depois de fazer 2 a 0 em primeiro jogo da decisão

postado em 18/07/2013 00:28 / atualizado em 18/07/2013 00:36

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O exemplo da edição da Copa Libertadores de 1989 alimenta as esperanças do Atlético em superar a desvantagem diante do Olimpia. Naquela ocasião, o time paraguaio também venceu por 2 a 0 o primeiro jogo em Assunção. No entanto, o Rei de Copas deixou escapar o título na segunda partida da final, contra o Atlético Nacional, da Colômbia.

Algumas coincidências colocam o time colombiano próximo ao Galo. Assim como acontecerá na edição de 2013, na segunda partida da final, o Atlético Nacional não pôde utilizar o estádio onde mandou seus jogos durante toda a competição. O clube de Medellín precisou jogar em Bogotá pois seu campo não possuía a capacidade mínima exigida pela Conmebol - caso semelhante vivido hoje pelo Galo, que trocará o Independência pelo Mineirão, na próxima quarta-feira.

Outra coincidência está no caminho do Olimpia até a decisão. Na campanha de 1989, o time paraguaio também eliminou um rival argentino e outro brasileiro. O Boca Juniors foi o adversário do Rei de Copas nas oitavas de final, enquanto o Internacional caiu nas semifinais. Desta vez, o Olimpia passou pelo Tigre-ARG nas oitavas e pelo Fluminense nas quartas.

Em 1989, o Atlético Nacional superou o time paraguaio ao devolver o placar de 2 a 0, levar a decisão para a disputa de pênaltis e chegar ao título. Nas penalidades máximas, o time colombiano triunfou por 5 a 4.

Agora, se o Galo vencer por 2 a 0 no Mineirão, a decisão da Libertadores irá para a prorrogação. Caso haja empate no tempo extra, o título de 2013 será definido em disputa de pênaltis.