Futebol Nacional
None

Afinal, a estreia?

Passados os festejos pelo título da Libertadores, torcida espera que o Atlético mostre sua força também no Brasileiro. Ordem é se reabilitar amanhã, diante do Flamengo, em Brasília

postado em 03/08/2013 08:40

(Fotos: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Depois de tanto comemorar o inédito e desejado título da Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro recomeça definitivamente para o Atlético. Pelo menos é o que espera a torcida. Foram dias intensos de festa dos torcedores a partir da histórica conquista sobre o Olimpia, na madrugada do dia 25 de julho. Desde então, o alvinegro amargou duas derrotas na competição nacional – no clássico contra o maior rival, Cruzeiro, e para o Atlético-PR e se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento, estando na 16ª posição. Vencer o Flamengo, 17º colocado, em confronto direto, amanhã, às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília, será fundamental para que o Galo não encerre a 11ª rodada entre os quatro últimos.

A tarefa não é das mais fáceis. Além de atuar distante de sua torcida, o Galo entrará em um campo com uma formação bem diferente mais uma vez. Serão, pelo menos, quatro mudanças, já anunciadas. Desta vez por opção de Cuca, Ronaldinho Gaúcho, desafeto dos rubro-negros, não estará em campo. O craque permaneceu em Belo Horizonte para se recuperar fisicamente, depois de uma forte gripe. “Não adianta contar com o Ronaldinho se ele não estiver bem. Hoje, ele trabalhou bem, amanhã (hoje) e domingo (amanhã) vai ficar para trabalhar e ganhar condição para estar em campo na quarta-feira”, explicou o treinador, mencionando o jogo contra o Botafogo, no Independência.

Diante da contusão de Guilherme (na coxa esquerda), o escolhido do treinador para o meio-campo é o volante Rosinei. O jogador, que tantas vezes ficou de fora até da lista de relacionados, admite que substituir o Gaúcho é impossível, mas fará o que puder para que o Atlético volte a vencer no Brasileiro. “Sempre respeitei as decisões do treinador. Sempre que tive oportunidade, fiz bons jogos e demonstrei qualidade. Tem de estar bem preparado sempre, para corresponder da melhor forma possível e conseguir vaga no time titular.”

Mesmo porque a vitória é uma necessidade, segundo Rosinei. “É o momento de a gente começar a jogar bem também. A conquista da Libertadores já passou, já foi comemorada. O time treinou bem hoje (ontem) e temos de aproveitar para vencer um adversário difícil.”

O volante admite que a equipe relaxou depois da conquista do torneio continental. Mas pondera: “É normal por causa da pressão pela qual passamos. Já esperávamos por isso, mas não podemos perder a confiança do torcedor. Todos sabemos da importância do Brasileiro e de não entrar para a zona de rebaixamento. Desde quarta-feira, só falamos nisso, em voltar a vencer”.

DESFALQUES

Artilheiro da Libertadores, o atacante Jô também está fora do confronto contra o Flamengo. Ele machucou o joelho direito na partida contra o Atlético-PR e está em tratamento no CT de Vespasiano. Alecsandro será o titular em Brasília.

O atacante Luan entrará no lugar de Bernard, que foi expulsão contra o Furacão e está liberado para negociar sua transferência para o Shakhtar Donetsk. O prata da casa embarca para a Ucrânia na segunda-feira, mas já não foi à Cidade do Galo ontem.

O volante Richarlyson retorna à lateral esquerda na vaga de Júnior César, que pertence ao time carioca e, por força de contrato, está impedido de atuar.



Só depois do Mundial

O armador Ronaldinho Gaúcho (foto) vai cumprir seu compromisso com o Atlético até o fim. Segundo informações da imprensa turca, depois de se reunir com o irmão e empresário do craque, Roberto Assis, a cúpula do Besiktas adiou a contratação do craque. A intenção é firmar um contrato de seis meses com Ronaldinho, mas somente depois do Mundial de Clubes, em dezembro. R10 tem vínculo com o Galo até o fim deste ano. Para contar com o jogador ainda neste semestre, o time turco teria de pagar perto de quatro milhões de euros (aproximadamente R$ 12 milhões) ao alvinegro.

Atleticanas...
EM RECUPERAÇÃO

O zagueiro Gilberto Silva foi submetido ontem a cirurgia no joelho direito e já está em casa. O defensor sofreu ruptura do menisco no clássico contra o Cruzeiro. Ele deve iniciar o tratamento de recuperação na próxima semana, na Cidade do Galo, mas o retorno aos gramados é ainda indefinido.

Novo parceiro

O Atlético assinou contrato de patrocínio com uma operadora de telefonia celular até dezembro de 2014. A marca do novo parceiro ficará estampada no número das camisas dos jogadores nesse período. A logomarca também será utilizada nos materiais de divulgação do clube, nas mídias sociais, no backdrop e em placas de publicidade na Cidade do Galo.

 (Alexandre Vidal/Futura Press/Folhapress)


Fla sem medo do campeão da América

Se os atleticanos esperam por confronto difícil contra o Flamengo, amanhã, em Brasília, o técnico Mano Menezes potencializa essa preocupação. O treinador assegura que o rubro-negro tem condições de derrotar o campeão da Libertadores. Basta recuperar o nível de atuação de antes da derrota para o Bahia na quarta-feira. “Retomar o nível que a gente já tinha atingido é o mais importante. Não estamos querendo fazer algo diferente. É manter padrão.”

Mano reconhece que o Galo é um time forte, mas afirma que não é imbatível. Segundo ele, o Flamengo não foi bem na última rodada, mas pode vencer o próximo desafio sem fazer grandes mudanças. “O Atlético tem um grande time, não conquistou o título da Copa Libertadores por acaso e merece todo o nosso respeito. Vamos encontrar muitas dificuldades e, portanto, temos de usar todas as armas que temos a nosso favor.”

ATAQUE

Mesmo dizendo que não fará alterações táticas, o treinador prepara alguns ajustes para melhorar o poderio ofensivo. Uma das ideias de Mano é orientar um dos jogadores de frente a jogar mais próximo de Marcelo Moreno. O atacante tem reclamado das dificuldades para receber passes e lançamentos que o deixem em condições de marcar gols.

O treinador orientou um treino tático na manhã de ontem no CT do Brasiliense, mas não confirmou o time. Ele terá de volta o volante Cáceres, recuperado de dor na coxa direita. O armador Gabriel, que ficou entre os reservas diante do Bahia, também deve voltar à equipe titular.