Futebol Nacional
None

ATLÉTICO

Comandante da maior conquista do Atlético, Cuca completa dois anos de clube

Técnico assumiu time em momento complicado e se tornou campeão da América

postado em 08/08/2013 07:00 / atualizado em 08/08/2013 01:33

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.

O nome Alexi Stival não deve ser do conhecimento de todo atleticano. Mas, daqui a muitos anos, quando a palavra Cuca for mencionada, o torcedor terá a lembrança do título da Libertadores em 2013. O comandante da maior conquista da história do Atlético completa dois anos de clube nesta quinta-feira. O aproveitamento do paranaense nesse período é de 64%, em 221 jogos (não está incluída a partida contra o Botafogo, nessa quarta).

Quando chegou ao Alvinegro, em 8 de agosto de 2011, Cuca teve que lutar contra a ameaça de rebaixamento no Brasileiro. O risco de queda era iminente, mas ele contribuiu para salvar o Galo da degola. Nem as seis derrotas consecutivas após a estreia foram suficientes para abalar a confiança da diretoria no treinador. A despedida da primeira temporada ainda contou com uma goleada para o arquirrival Cruzeiro, por 6 a 1, mas o prestígio do técnico continuou em alta com a cúpula atleticana.

arte/Soraia Piva


Os frutos da permanência de Cuca começaram a ser colhidos em 2012. Ele ajudou o Atlético a ser campeão mineiro invicto e levou o clube ao vice-campeonato nacional. Os méritos foram além da parte tática e da indicação de jogadores, como Ronaldinho Gaúcho e Leandro Donizete, e consistiram na manutenção de um ambiente positivo e de muita fé na Cidade do Galo.

No ano passado, a fama de azarado, pessimista e supersticioso foi apontada quando Atlético viu o título do Brasileiro escapar para o Fluminense, mas o técnico continuou convicto de que o bom trabalho renderia algo positivo. A resposta veio sete meses depois, mais precisamente no dia 24 de julho de 2013, quando o Atlético superou o Olimpia, no Mineirão, e confirmou o título da Copa Libertadores. Antes, ele já havia celebrado o segundo título estadual com o Alvinegro.

O percurso do Atlético na Libertadores foi repleto de desafios. Da primeira fase incontestável, a equipe passou por sustos no mata-mata. Porém, São Paulo, Tijuana, Newell's Old Boys e o Rei de Copas não conseguiram tirar a taça das mãos do Galo. O feito coroou a busca de Cuca por um título de expressão. Até então, ele havia celebrado apenas estaduais.

As palavras do técnico no dia de sua apresentação e na data em que comemorou o feito mais importante de sua carreira indicam que ele tinha esperança de construir algo positivo no Atlético.

Arte/Soraia Piva


A campanha histórica no torneio continental coloca Cuca na lista dos maiores comandantes do Atlético. Ele integra o espaço com um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro: Telê Santana, que foi campeão brasileiro com o clube em 1971.

Arte/Soraia Piva

Pela frente, o treinador terá a chance de disputar o Mundial Interclubes. Ele pode aumentar a idolatria perante os torcedores depois de ter conquistado a América. Aos 50 anos, Cuca pode quebrar barreiras e engatar mais temporadas à frente do clube.

Tags: mineiro libertadores atletico cuca