Futebol Nacional
None

Zona de desconforto

Jogadores do Atlético tentam explicar as más atuações e a situação incômoda do time no Brasileiro depois da conquista histórica da Libertadores. Meta é quebrar o jejum amanhã

postado em 13/08/2013 09:00

Três derrotas e dois empates é o retrospecto do Atlético desde a retomada do Campeonato Brasileiro. Depois da conquista inédita da Copa Libertadores na madrugada de 25 de julho, no Mineirão, o alvinegro não engrenou. A ausência de jogadores importantes no período contribuiu para a campanha abaixo da expectativa dos torcedores. O técnico Cuca não conseguiu repetir a escalação do alvinegro e vai para o jogo de amanhã, contra o Bahia, às 19h30, no Independência, pela 14ª rodada, com a sexta formação diferente.

Desta vez, o ausente será Jô. Convocado por Luiz Felipe Scolari para amistoso contra a Suíça, o artilheiro da Libertadores juntou-se à Seleção Brasileira ontem. Por outro lado, as chances de Diego Tardelli retornar são grandes. O atacante não jogou no 0 a 0 diante do Náutico, na rodada passada, por causa de dor na coxa, fez exames ontem, mas nenhuma lesão foi diagnosticada. Mesmo assim, ele foi poupado das atividades na Cidade do Galo por precaução.

Insatisfeito com a campanha atleticana no Brasileiro, o técnico espera melhor desempenho diante do time baiano. Pelo menos uma atuação mais convincente no estádio do Horto. Aos poucos, ele volta a ter mais opções. O atacante Luan, que cumpriu suspensão na rodada anterior por causa do terceiro cartão amarelo, está à disposição do treinador e deve ser titular. Desde a saída de Bernard (vendido ao Shakhtar Donetsk), o jogador é uma das principais opções para a posição.

Luan revela que está tão incomodado quanto o treinador. Por isso, promete muito empenho para ajudar o Galo a vencer. “Fiquei chateado por não ter enfrentado o Náutico e ajudado a equipe a voltar com resultado positivo. Somar pontos fora de casa também é importante, mas precisamos retomar o caminho das vitórias. Já passamos por altos e baixos e temos de subir na classificação.”

Mas o alvinegro precisará mais do que empenho para voltar a vencer – é o 16º, o primeiro fora da zona de rebaixamento. O time de Cuca, reconhecido pela força ofensiva no primeiro semestre, parou de marcar gols. No Brasileiro, balançou as redes rivais apenas 11 vezes. A situação é inexplicável para Luan. “A equipe é a mesma, com exceção de Bernard. A gente tem de voltar a jogar com muita intensidade e fazer os gols. O Cuca nos dá confiança e liberdade para isso.”

Para o volante Pierre, é difícil buscar justificativas para a ausência de gols e, consequentemente, para a situação do Galo no campeonato. “O time precisa voltar a vencer para ganhar confiança.”

Pierre também admite desconforto com a situação. “Estamos próximos da zona de rebaixamento e uma equipe grande, que vem de uma grande conquista como é a Libertadores, com o grupo e o investimento que tem, não é para ocupar essa posição na tabela, mas estamos trabalhando muito para encostarmos no pessoal lá da frente”, assegura o volante, reforçando que o clima entre os jogadores é o mesmo. “Nos três primeiros jogos pós-Libertadores, jogamos muito abaixo do que apresentamos durante o ano. Mas houve evolução nos últimos dois no que se refere ao comprometimento. Não está tudo errado, não há fantasmas aqui dentro.”


ATLETICANAS
Reforços na ativa
Contratados na semana passada para reforçar o alvinegro no restante da temporada, o armador Dátolo e o atacante Fernandinho treinaram normalmente ontem com o grupo, na Cidade do Galo. Os dois jogadores, no entanto, só devem ser apresentados oficialmente hoje. O clube aguarda a regularização de documentos dos atletas.

Liberado
O armador Guilherme foi liberado pelos médicos, mas sua presença na partida de amanhã contra o Bahia é incerta. O jogador, recuperado de contusão na coxa esquerda, faz trabalho de reforço muscular. Já o volante Leandro Donizete, também com problema na coxa esquerda, ainda está em recuperação.

Réver
O zagueiro Réver sofreu entorse no tornozelo direito durante a atividade, deixou o treinamento mais cedo, mas não será problema para o jogo de amanhã.

Promoção
A página do Superesportes MG no Facebook lançou a promoção “Libertadores é Galo!” que sorteará duas camisas ‘Libertadores é Galo’, da marca Lupo, oferecidas aos leitores do Estado de Minas e do Portal Superesportes pela Loja do Galo Lourdes. Para participar, basta acessar a página do Superesportes no Facebook, compartilhar a imagem da promoção e se inscrever no link indicado. O sorteio será na próxima segunda-feira. A entrega ao premiado será entre os dias 21 e 23.