Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Mais opções no cardápio

Com a chegada de reforços e a recuperação de jogadores machucados, Cuca passa a contar com um grupo mais encorpado e que lhe permite variações no esquema e na escalação

postado em 17/08/2013 08:26 / atualizado em 17/08/2013 08:36

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Depois de negociar Bernard com o Shakhtar Donetsk, o Atlético tem se esforçado para encorpar a equipe outra vez para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil – cuja participação alvinegra começa quinta-feira, nas oitavas de final, diante do Botafogo, no Maracanã. As chegadas do armador Dátolo e do atacante Fernandinho, além do retorno de Guilherme, que estava no departamento médico se recuperando de lesão na coxa esquerda, ajudam o técnico Cuca a ter novas opções táticas de qualidade.

Aos poucos, ele poderá ter todo o grupo à disposição, com peças de reposição de qualidade no meio-campo e no ataque. No duelo com o Internacional neste domingo, às 18h30, em Novo Hamburgo, pela 15ª rodada do Brasileiro, o treinador confirmou a estreia do atacante Fernandinho, de 27 anos, que conseguiu fama jogando por Barueri e São Paulo. Diante das circunstâncias, o novato será escalado como titular, já que Guilherme continuará fazendo trabalho de fortalecimento muscular.

O Galo ainda aguarda resposta do colorado para escalar o argentino Dátolo. Embora o jogador já tenha rescindido o vínculo com os gaúchos há um mês, os dois clubes fizeram acordo para que ele não fosse utilizado no confronto diante do Inter. “Temos até domingo para resolver isso. O jogador está nos planos e nosso presidente vai batalhar com o Internacional”, afirma o diretor de futebol Eduardo Maluf.

Dátolo integra a delegação, mas o atacante Diego Tardelli continuará em BH, fazendo tratamento no para se livrar de problema na coxa direita. Outro desfalque do Galo no Sul é o lateral-direito Marcos Rocha, que cumprirá suspensão automática. Michel, escalado na decisão da Copa Libertadores contra o Olimpia, no mês passado, ganhará nova oportunidade. E o atacante Jô, depois de servir à Seleção Brasileira no amistoso contra a Suíça, na Basileia, reassume a posição.

Fernandinho acredita que não terá dificuldades na readaptação ao futebol brasileiro. Ele passou uma temporada no Al-Jazira, dos Emirados Árabes, e retorna disposto a recuperar o prestígio e preencher bem o lugar de Bernard. “O Bernard é um dos grandes jogadores do país. A responsabilidade é grande para substituí-lo. Estou aqui para fazer o melhor. Posso atuar ajudando na marcação e pelas pontas, por ambos os lados, com velocidade.”

O novo reforço assinou contrato de empréstimo com o Galo por um ano e se considera pronto. “Agradeço aos companheiros e à comissão técnica por me ajudarem na adaptação. Isso facilita. Não temos muito tempo para trabalhar, pois estamos numa sequência de jogos. Fiquei um bom tempo fora, mas não haverá problemas”.

EQUIPES DISTINTAS
Nas 13 partidas do Atlético na competição nacional, Cuca conviveu com problemas de suspensão e contusão – além da disputa simultânea da Libertadores –, e não conseguiu repetir os titulares em nenhuma delas. O treinador acredita que o importante é contar com boas opções de reposição: “É bom manter a equipe e dar sequência de jogos, porque quando perdemos jogadores, também ficamos sem opção de banco. Por isso, são duas perdas. É necessário que tenhamos força de grupo, mais dois ou três que entrem. O campeonato é desgastante, tem que ter grupo de qualidade”.


O ADVERSÁRIO


Sem preocupações
Depois do empate por 3 a 3 com o Botafogo, quinta-feira à noite, no Maracanã, os jogadores do Internacional terão folga neste sábado. O time gaúcho não vence há quatro partidas e caiu da vice-liderança para o sétimo lugar, mas a queda de rendimento não preocupa o técnico Dunga. “Temos um jogo a menos e nosso ataque tem funcionado. Uma hora a vitória vai vir. Os resultados acontecem naturalmente”, afirma o treinador. Para enfrentar o Galo, o colorado terá o retorno do atacante Diego Forlán, que serviu à Seleção Uruguaia no amistoso contra o Japão. Ele trava uma boa disputa pela vaga de titular com o argentino Scocco, autor de dois gols em menos de um minuto contra o Botafogo.


TAÇA BH DE FUTEBOL JÚNIOR
Os 18 jogos da segunda rodada da Taça BH de Futebol Júnior serão disputados hoje, com destaque para Flamengo x Atlético, às 13h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. As duas equipes venceram na estreia. O Cruzeiro enfrenta o Villa Nova, às 15h30, na Toca da Raposa I. Os dois times também ganharam na rodada passada. O América, que empatou com a Ponte Preta, busca a primeira vitória, contra o Guarani de Divinópolis, às 14h, em Pará de Minas. Outros jogos de destaque: Tupi x Bahia e Criciúma x Manhuaçu, em Manhuaçu; Corinthians x Santa Cruz-BH, na Toca; Funorte x Araxá, no Estádio do Pitangui; Internacional x Sel. de Mariana, em Mariana; Vasco x América-TO, Santos x Desportivo Minas e Curvelo x Goiás, em Curvelo.


ATLETICANAS


Presença
Três ex-jogadores do Atlético estiveram nessa sexta na Cidade do Galo: os ex-atacantes Pedrilho (com passagem entre1969 e 1974), Buião (que jogou no alvinegro entre 1964 e 1968) e Campos –atuou no Galo de 1970 a 1976 e ficou marcado por ter sido flagrado no exame antidoping em 1973 por uso de efedrina.

Viagem
O Galo viajou nessa sexta à noite para Porto Alegre e em seguida seguiu para Novo Hamburgo, a 42 quilômetros da capital, de ônibus. Hoje, treina às 9h no CT do Ulbra.

Tags: atlético internacional cuca sériea brasileirão