Futebol Nacional
None

ATLÉTICO

Campanha da Copa Libertadores inspira Atlético para caminhada na Copa do Brasil

Clube ganhou confiança em competições de mata-mata após a conquista continental

postado em 22/08/2013 07:30 / atualizado em 21/08/2013 18:29

Samuel Venâncio/TV Alterosa

A conquista da Copa Libertadores trouxe mais do que um título inédito para o Atlético. A competição libertou o clube do carma em jogos de mata-mata. Se antes, o Alvinegro sucumbia em jogos eliminatórios, a expectativa passa a ser outra depois do triunfo continental. Nesta quinta-feira, às 21h50, no Maracanã, diante do Botafogo, o Galo dará o primeiro passo na nova realidade. Com a confiança renovada, o time de Cuca estreia na Copa do Brasil.

Um dos heróis da Libertadores, o goleiro Victor crê que as lições do torneio auxiliam o grupo para a disputa da Copa do Brasil. “O que aconteceu na Libertadores nos deixa vacinado para o que vamos enfrentar. Nossa equipe entendeu como funciona o sistema de mata-mata. É fazer a leitura correta da competição. É tirar lições para evitarmos situações de dificuldade”, disse.

Como o Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro, o jogador do Atlético prevê um confronto equilibrado.”É um jogo difícil. O Botafogo faz um grande ano e a gente também. Estamos em um momento de recuperação no Brasileiro. Serão dois jogos equilibrados. São equipes bem montadas e organizadas”, completou Victor.

Para o confronto no Rio de Janeiro, o Atlético terá uma mudança no setor ofensivo. Com o veto a Diego Tardelli, que ainda se recupera de dores na coxa, o treinador poderá escalar Guilherme ou Fernandinho. Assim, o Galo pode ir a campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Josué, Ronaldinho, Luan e Fernandinho (Guilherme); Jô.

Outro ingrediente à parte no duelo entre Atlético e Botafogo está na fama de algoz dos cariocas. Com arbitragens polêmicas e eliminações precoces, o Atlético caiu perante o rival por duas vezes seguidas na Copa do Brasil (2007 e 2008). Ainda há uma queda na Copa Sul-Americana de 2011.

O zagueiro Réver quer pôr fim ao retrospecto positivo do Botafogo. “Nós temos que valorizar a equipe que vamos enfrentar e não lidera o Brasileiro à toa. Sabemos da história entre Atlético e Botafogo, em que todos falam que o Atlético não consegue vencer. Chegou o momento de parar com essa dúvida. É respeitar a equipe do Botafogo, mas temos que fazer um bom jogo diante de uma grande equipe”, revelou.

Botafogo

A grande dúvida do Botafogo está no aproveitamento de Seedorf. O craque holandês sentiu fadiga muscular e pode ficar fora do jogo de ida. Curiosamente, no encontro das equipes no primeiro turno do Brasileiro, ele não jogou. Os cariocas devem atuar com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos. Gabriel, Seedorf (Alex), Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques.

Na próxima semana, as equipes realizam o jogo de volta no Estádio Independência. O vencedor do confronto Atlético e Botafogo enfrentará quem passar da disputa entre Cruzeiro e Flamengo.

Botafogo
Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos. Gabriel, Seedorf (Alex), Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Josué, Ronaldinho, Luan e Fernandinho (Guilherme); Jô.
Técnico:Cuca

Motivo: oitavas de final da Copa do Brasil
Estádio: Maracanã
Data: 22 de agosto, às 21h50
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra/SC
Assistentes:
Herman Brumel Vani/SP e Celso Barros de Oliveira/SP

Tags: atletico botafogo copa do brasil libertadores