Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Todos a postos

Técnico Paulo Autuori volta atrás na decisão de poupar jogadores e levará força máxima para o jogo de estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, no Parque do Sabiá

postado em 19/04/2014 09:11

Roger Dias /Estado de Minas

A necessidade de ver o grupo do Atlético forte no Campeonato Brasileiro e nas oitavas de final da Copa Libertadores fez o técnico Paulo Autuori mudar os planos. Se a tendência era preservar os mais desgastados fisicamente na partida contra o Corinthians, amanhã, às 16h, em Uberlândia, na estreia no Nacional, o treinador agora considera fundamental começar garantindo os três pontos. Por isso, decidiu mandar força máxima no Triângulo – o jogo será no Parque do Sabiá porque o Galo foi punido com a perda de um mando de campo pelos incidentes envolvendo a torcida no clássico com o Cruzeiro no ano passado, no Independência.

Depois de admitir que os volantes Pierre e Leandro Donizete pudessem ficar fora do primeiro jogo do Brasileiro devido ao cansaço natural pelo excesso de partidas, Autuori entende que a semana foi proveitosa em relação à preparação e à recuperação física dos atletas. Diante disso, todos estão liberados para atuar contra o Timão e diante do Nacional de Medellín, quarta-feira, na Colômbia, na fase de mata-mata da Libertadores.

Ainda distante das boas atuações que marcaram a conquista internacional no ano passado, o armador Ronaldinho Gaúcho afirmou que só vai conseguir voltar a atuar bem quando tiver uma sequência maior de jogos. E pode obtê-la a partir de agora: “Foram apenas nove partidas neste início da temporada. Terei, agora, uma sequência e vou querer atuar o máximo possível. Muitas vezes, a falta de ritmo de jogo pesou negativamente. Então, estou trabalhando forte para voltar a ter um bom rendimento para ajudar a equipe”.

Caso seja escalado amanhã e quarta-feira, R10 fará três jogos seguidos pela primeira vez este ano. Como o restante do time titular, o craque foi poupado dos confrontos da equipe alvinegra no interior de Minas, durante o Estadual. Na semana passada, Ronaldinho ficou em tratamento de uma pancada no pé direito, mas agora considera-se apto e motivado para encarar a maratona.

O título brasileiro é um dos poucos que o jogador não conquistou na sólida carreira. Em 2012, em seu primeiro ano no Atlético, o time liderou 15 das 38 rodadas, no entanto perdeu o troféu para o Fluminense. “Motivação maior não há. Já fiquei em segundo, terceiro... Agora falta essa conquista. O Brasileiro é um dos campeonatos mais difíceis e é preciso estar jogando sempre, vencer todos os jogos em casa e pontuar fora também. Mas estamos preparados para enfrentar os obstáculos”, afirma.

Com dor muscular e febre, o armador Guilherme foi poupado do treino de ontem e será reavaliado hoje. Se não tiver condições de atuar, Fernandinho voltará a ser titular. Com a estreia de Emerson Conceição na lateral esquerda, o prata da casa Alex Silva será deslocado para a direita, sua posição de origem. Outra novidade é o retorno do zagueiro Réver, que ficará no banco depois de três meses inativo, por causa de cirurgia no tornozelo.

VIAGEM Depois de enfrentar o Corinthians, o Galo vai encarar uma longo percurso até Medellín. A delegação viaja na segunda-feira às 12h35, rumo a São Paulo; depois, segue para a Cidade do Panamá, onde passará a noite. Na terça-feira de manhã, os jogadores encaram outro voo até Medellín. O retorno será na quinta-feira, com destino a Porto Alegre, pois o Atlético visitará o Grêmio, no fim de semana, pelo Brasileiro.

Para o atacante Jô, a competição nacional não será deixada em segundo plano por causa da Libertadores: “O torcedor pode preferir a Libertadores, mas sabemos que o Brasileiro também é importante. Pensamos em ir com força máxima nas primeiras rodadas, já que é difícil correr atrás nas rodadas finais. É apenas o primeiro jogo, mas é essencial começar com vitória”.


ENQUANTO ISSO...

Amistosos na China
O Atlético divulgou ontem os adversários que enfrentará na excursão à China, durante a Copa do Mundo. Em 22 de junho, o Galo vai enfrentar o Ghizou Renhe; depois encara o Jiansgu Shuntian (25/6) e Guangzhou Evergrande (28/6) – dos brasileiros Renê Júnior, Elkeson e Muriqui, rival batido pelo alvinegro na disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. A delegação atleticana deve embarcar para a Ásia no dia 18. O valor da cota que o clube vai receber não foi revelado.