Futebol Nacional
None

ATLÉTICO

Inspiração para acreditar no Brasileiro: jogadores assistem ao documentário 'O Dia do Galo'

Filme relata, do ponto de vista do torcedor, a final da Libertadores, conquista épica de 2013. No Brasileirão, time precisa mais uma vez superar desafios para levar a taça

postado em 09/10/2015 18:41 / atualizado em 09/10/2015 19:36

Divulgação Atlético

Superação, heróis e muita emoção. A inspiração para o Atlético acreditar que é possível conquistar o título do Campeonato Brasileiro veio da história do clube, contada, nesta sexta-feira, pelas telas do cinema.

Os jogadores assistiram, no auditório do no Centro de Treinamentos do clube, ao filme “O Dia do Galo”, documentário que conta, do ponto de vista do torcedor, como foi a decisão da Copa Libertadores de 2013, disputada no Mineirão.

A taça foi alcançada com uma campanha cheia de superações - lances históricos como a defesa de Victor no pênalti cobrado por Riascos e semifinal contra o Newell's Old Boys.

Na finalíssima contra o Olimpia, mais emoção. O gol de Leonardo Silva já no final do segundo tempo e a decisão por pênaltis coroaram a conquista épica, que teve como mantra o grito de “Eu acredito” da torcida alvinegra.

O enredo de 2013 serve agora de estímulo para os jogadores do Galo. O time luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Restando nove rodadas, o Atlético precisa tirar uma diferença de cinco pontos favorável ao líder Corinthians.

“Hoje vimos o filme do Galo. Eu quis mostrar para os jogadores que é legal se colocar no lugar do torcedor também. A paixão é tanta que o mínimo que podemos fazer é respeitar e dar o máximo no lado profissional. A torcida do Atlético tem uma afinidade muito grande com os jogadores que se entregam. A gente procura satisfazer o torcedor. Do outro lado, tem um time que pensa parecido. Mas é legal entender a paixão do torcedor”, destaca o técnico Levir Culpi.

“Eu vi o filme e fiquei emocionado. Não é possível o cara estar aqui e não se emocionar. Só se o cara não é normal. Entender o que é o clube faz o jogador se concentrar ainda mais no trabalho. Ninguém vai deixar de correr para ganhar uma partida. Eles têm certeza que valerá a pena uma conquista. Vale como incentivo e aprendizado”, ressalta o treinador.

“A gente sempre acredita. Eu me emocionei. Foi uma resenha muito boa sobre o filme”, diz o zagueiro Jemerson.

“É uma motivação a mais. Mexeu com todos os atleticanos. São cinco torcedores que representam uma nação. Eu não sabia da história. É uma emoção muito grande que mexeu com Belo Horizonte toda. Espero que nessa reta final do Brasileiro a gente leve isso de lição”, acrescenta o volante Rafael Carioca.

Na próxima quarta-feira, o Atlético enfrenta o Internacional, no Independência. O Corinthians pega o Goiás na Arena Itaquera, na quinta. No dia 1º de novembro, Galo e Timão fazem o confronto direto, em Belo Horizonte.

Tags: libertadores levir brasileiro seriea galo atlético dia do galo