Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Proibido perder ponto: Atlético busca vitória diante da Ponte para manter briga pelo título

Foco do Galo é não se distanciar dos líderes. Copa do Brasil é 'meia' inspiração

postado em 01/10/2016 11:00 / atualizado em 01/10/2016 10:19

Bruno Cantini/Atlético
A competição é outra e as circunstâncias e objetivos envolvidos também são diferentes. Mas, quando pisarem hoje no gramado do Estádio Moisés Lucarelli, os jogadores do Atlético dificilmente se esquecerão da classificação dramática na Copa do Brasil, há uma semana e meia, diante da Ponte Preta. O confronto entre paulistas e mineiros, às 16h30, desta vez será pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. E se na última partida o 2 a 2 foi favorável ao time de Marcelo Oliveira, agora a vitória é vista como necessidade primordial na luta do Galo pelo título nacional.

Para o goleiro Victor, o jogo contra a Ponte Preta não lembrará em nada o duelo da semana passada: “O jogo da Copa do Brasil serve de motivação e referência para nós. Tivemos uma reação naquele dia, que nos dará confiança para o Brasileiro. Mas agora precisamos vencer. Um empate pode ser ruim na matemática do Brasileiro. A Ponte Preta é muito forte dentro de casa e se defende bem. Precisamos continuar buscando as vitórias”.

Na perseguição aos primeiros colocados, Palmeiras e Flamengo, o que será o fiel da balança para o time mineiro será o retrospecto fora de casa na competição por pontos corridos. Nesse sentido, a equipe sustenta apenas a sexta melhor campanha (38,46% dos pontos conquistados), atrás de times não postulantes ao título, como Fluminense, Chapecoense e Cruzeiro. Depois da Ponte, o Galo terá mais um jogo longe de Minas, contra o Corinthians, quarta-feira, em São Paulo.

Victor entende que um grupo que briga pela taça terá de superar as barreiras, por mais difíceis que elas sejam: “Cada jogo tem sua importância e sabemos da necessidade de melhorar o nosso retrospecto fora. Estamos a cinco pontos do primeiro colocado justamente pela campanha ruim como visitante. São dois desafios, mas, se quisermos ultrapassar o Palmeiras, temos de vencer esses dois jogos. Sabemos das dificuldades”.

Vencer em Campinas é visto pelos atletas como fundamental também para que o Galo chegue com moral para encarar o Corinthians no Itaquerão. E nessa partida o alvinegro mineiro estará sem cinco jogadores, que disputarão as Eliminatórias Sul-Americanas por suas respectivas seleções nacionais: Rafael Carioca (Brasil), Erazo e Cazares (Equador), Lucas Pratto (Argentina) e Otero (Venezuela). O Atlético tentou, sem sucesso, junto à CBF, o adiamento do jogo em São Paulo.

O técnico Marcelo Oliveira afirma que um dos componentes que podem fazer diferença nesta reta final é a concentração dos jogadores: “Essa pressão é para todos os clubes, quem está lá embaixo, quem tem possibilidade de crescer, quem está na frente. Palmeiras e Flamengo também estão na pressão para ganhar e não deixar o Atlético se aproximar. Esses cinco próximos jogos podem definir a vida do Atlético, e o jogo de volta da Copa do Brasil. Temos de estar concentrados, é um discurso interno, uma cobrança, um estímulo também. A caminhada é difícil, mas o elenco é bom.”

VOLTA DO MAGO Depois de 20 dias, o meia Maicosuel volta a ser relacionado por Marcelo Oliveira. Ele ficou em tratamento de lesão muscular na coxa esquerda e desfalcou a equipe nas últimas cinco partidas. A tendência é de que ele fique no banco de reservas e seja preparado para enfrentar o Corinthians. No departamento médico ainda estão Erazo (corte no supercílio), Luan (lesão na coxa esquerda) e Carlos (fratura no pé esquerdo). Em relação à vitória sobre o Internacional, a última no Brasileiro, outra novidade é Otero, livre de suspensão automática.

Adversários diretos do Atlético, o Flamengo, vice-líder, encara o São Paulo às 16h, no Morumbi, enquanto o líder, Palmeiras, só joga na segunda-feira, às 20h, contra o Santa Cruz, no Recife.

Ponte Preta
Aranha; Jeferson, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Breno Lopes; João Vitor, Wendel e Galhardo; Felipe Azevedo, Ravanelli e Roger
Técnico: Eduardo Baptista

x

Atlético

Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso (Donizete) e Cazares; Clayton, Fred e Robinho
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Moisés Lucarelli
Horário: 16h30
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza e Alexandre Kleiniche (RS)
TV: Globo

Enquanto isso...
Dátolo liberado O armador Dátolo foi liberado pela diretoria para resolver a pendência com a Polícia Federal e não viajou para Campinas. Ele foi alvo de investigação depois de dois amigos serem detidos no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com R$ 150 mil em dinheiro sem qualquer tipo de declaração fiscal. O camisa 10 admitiu que a quantia lhe pertencia. Em nota, o argentino afirmou, na quinta-feira à noite, que vai solucionar o problema o mais rápido possível: “A origem do dinheiro é lícita, proveniente do meu salário, e os devidos esclarecimentos serão dados às autoridades competentes. Houve um mal-entendido com dois amigos de infância, que me prestam diversos tipos de serviço”. Segundo normas da Receita Federal, todo viajante que ingressar ou sair do Brasil com montante superior a R$ 10 mil é obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV) pela internet e se dirigir à fiscalização aduaneira. Para quem descumprir, a pena pode chegar a até seis anos de reclusão em regime fechado.

O adversário
Pilhados, mas sem revanche Os jogadores da Ponte Preta não veem clima de revanche contra o Atlético, mas admitem que entrarão mais motivados no confronto de hoje por causa da eliminação para os mineiros na Copa do Brasil. Mesmo que seja difícil, a Macaca lutará por uma das vagas para a Copa Libertadores.“Ficamos chateados pela eliminação, pois era uma possibilidade grande de passar, mas, infelizmente, não aconteceu. Temos de focar no nosso objetivo no Brasileiro”, ressalta o armador Felipe Azevedo. O time paulista terá os desfalques do lateral-esquerdo Reinaldo e dos atacantes Pottker e Clayson (suspensos), além do lateral Nino Paraíba e do atacante Rhayner (machucados). A Ponte não vence há duas rodadas, vindo de empate com a Chapecoense por 2 a 2 e de derrota para o Atlético-PR por 3 a 0.

Tags: pontepretasp seriea