Futebol Nacional
None

Arruda

Um adversário "indigesto"

Derrotas sofridas contra o Fortaleza, no ano passado, servem de alerta para o Santa Cruz

postado em 08/02/2013 08:57

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A vitória por 3 a 2 sobre o CRB evitou o clássico nas quartas de final da Copa do Nordeste. Mas colocou no caminho do Santa Cruz um adversário particularmente complicado. O Fortaleza foi um dos calos do Tricolor na Série C do ano passado. Nos dois jogos entre as equipes, no Arruda e no Presidente Vargas, vitória dos cearenses. Na próxima quarta-feira, às 21h15, no Ceará, a equipe coral terá que exorcizar esse fantasma.

Chegar às quartas de final com a melhor campanha da primeira fase impõe respeito aos adversários e eleva a confiança. O Santa Cruz somou 15 pontos em 18 possíveis. Alcançou um aproveitamento de 83% e terminou como líder do grupo D. O Fortaleza, por sua vez, passou em segundo lugar no grupo B, mesmo do Sport. Somou dez pontos, fruto de três vitórias e um empate. Derrotas foram duas: para o Confiança por 3 a 0 logo na estreia e depois para o Leão.

O elenco coral voltou ontem para o Recife. De ônibus, foram cerca de quatro horas desde Maceió. E a julgar pelo discurso dos jogadores após o final do jogo com o CRB, o pensamento durante a viagem foi só um: o Fortaleza. “Vamos descansar, mas com a cabeça no Fortaleza. Não podemos vacilar, Aqui ninguém vai deixar isso acontecer. Vamos longe nessa competição. A gente vai brigar até o fim”, comentou o lateral direito Marquinho, autor do gol salvador dirante dos alagoanos.

Marquinho não estava no grupo que disputou a Série C ano passado, mas boa parte do grupo do Santa Cruz sim. Todos se recordam dos encontros com o Fortaleza ano passado. Duas derrotas que atrapalham bastante a trajetória do Tricolor na competição. A segunda, em pleno Arruda, por 2 a 1, foi a mais doída. O estrago foi grande. Ali, as chances de classificação da equipe coral diminuíram bastante. A eliminação veio mais tarde, com a derrota para o Águia-PA por 1 a 0.

Os dois encontros pela Copa do Nordeste serão os primeiros de outros que ainda ocorrerão este ano. O Fortaleza não conseguiu o acesso à Série B e disputará novamente a Série C. Ou seja, a equipes se enfrentarão, pelo menos, mais duas vezes em 2013. Se a expectativa do torcedor coral é reverter o retrospecto recente contra os cearenses, o ano é esse.

Saiba mais

Os últimos encontro
13/10-2012
Santa Cruz    1 x 2    Fortaleza
Arruda
12/08/2012
Fortaleza    2 x 0    Santa Cruz
Presidente Vargas

Pelo Nordestão

O último encontro
9/6/2010
Fortaleza    2 x 2    Santa Cruz
Arruda

Desfalques
O Fortaleza terá dois desfalques importantes para o primeiro jogo das quartas de final e também para o restante da competição. O atacante Jailson não participa da partida da próxima quarta-feira, pois foi expulso no confronto passado, diante do Confiança. Já o meia Alex Maranhão sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito e ficará, pelo menos, seis meses parado.

A experiência
O principal jogador do elenco do Fortaleza é o experiente Ronaldo Angelim. Aos 37 anos, ele voltou ao clube que defendeu de 2001 a 2005 para encerrar a carreira. É o capitão do time e o ponto forte da zaga do Tricolor do Pici.