Futebol Nacional
None

Presidente Vargas

Em jogo cheio de reviravoltas, Santa Cruz empata em 3 a 3 com o Fortaleza

Tricolor pernambucano chegou a estar vencendo por 2 a 0, permitiu a virada para 3 a 2 e foi buscar o empate em 3 a 3

postado em 13/02/2013 23:14 / atualizado em 14/02/2013 01:25

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

ANTONIO RONALDO/FUTURA PRESS
O resultado poderia ter sido melhor. Mas o empate foi lucro, principalmente por ser fora de casa. O Santa Cruz chegou a estar vencendo o Fortaleza por 2 a 0, permitiu a virada para 3 a 2, mas foi buscar o 3 a 3, placar final da partida desta quarta-feira, no estádio Presidente Vargas, no Ceará. Agora, o Tricolor pernambucano decide em casa, no domingo, a vaga na semifinal da Copa do Nordeste. Tem três resultados de empate a seu favor: 0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2.

O Santa Cruz foi ousado no primeiro tempo de jogo. O Tricolor adiantou a marcação e surpreendeu o Fortaleza, que não conseguiu, no início do jogo, se encontrar em campo. A equipe coral se aproveitou bem disso. Encaixava bons contra-ataques em velocidade, com uma rápida transição até o campo ofensivo. Foi assim que nasceu o primeiro gol coral, logo aos 15 minutos. Paulo César cruzou da direita e Renatinho, aparecendo nas costas da defesa, tocou para o gol.

O gol atordoou ainda mais o Fortaleza. E o Santa Cruz não parou. Continuou jogando da mesma maneira. Aos 20, ampliou, agora por meio da bola parada. Luciano Sorriso cobrou falta na área e Paulo César tocou de cabeça para o gol. O placar de 2 a 0 antes da metade do primeiro tempo surpreendeu, principalmente quem esperava uma equipe coral fechada na defesa. Não foi o que aconteceu.

Depois disso, o Fortaleza, enfim, acordou em campo. Naturalmente, o Santa Cruz encolheu a marcação e o adversário avançou. Achou o gol em pouco tempo. Aos 25, Esley chutou prensado de fora da área. A bola foi fraca, mas Tiago Cardoso falhou e só a viu passar para o fundo das redes.

Os donos da casa se empolgaram. Queriam o empate antes do final do primeiro tempo. Mas quem teve a chance real de marcar foi a equipe coral. Aos 42, Danilo Santos foi seguro dentro da área. Pênalti. Quem partiu para a cobrança foi o lateral direito Marquinho. Ele mandou na direita, mas o goleiro caiu bem no canto e defendeu. Poderia ser o gol da tranquilidade coral. Mas era apenas o início do tormento. Em seguida, Tiago Costa foi expulso de campo.

Com um jogador a menos, Marcelo Martelotte optou por fechar o time. Tirou o atacante Danilo Santos para colocar o zagueiro Éverton Sena. Iniciou o segundo tempo assim e não foi feliz. Logo aos 3, o Fortaleza empatou. João Henrique cruzou da direita e Assisinho, aproveitando indecisão da defesa coral, apareceu para tocar para o gol.

O Santa Cruz continuava acuado. E o Fortaleza ávido pela virada, com um time ofensivo, tentando se aproveitar da superioridade numérica. Aos 25, atingiu o objetivo. Marinho Donizete, da entrada da área, arriscou de pé esquerdo e marcou um bonito gol. Resultado justo, pelo crescimento e domínio do jogo por parte dos donos da casa. Mas não estava terminado.

Uma nova reviravolta veio com a expulsão de Lucas, do Fortaleza, foi expulso, aos 30. O Santa Cruz voltou ao jogo. Conseguiu novamente tocar a bola e atacar conscientemente. Melhorou ainda mais com a entrada de Flávio Caça-Rato, que prendia a bola no ataque. A recompensa veio aos 38. Everton Sena, de fora da área, acertou um belo chute de muito longe. A bola tocou na trave e entrou. Era o empate em 3 a 3. O ato final de um jogo que teve de tudo.

Ficha jogo

Fortaleza

João Carlos; Rafinha, Ronaldo Angelim (André Luiz), Gabriel e Marinho Donizete; Esley (João Henrique), Lucas, Jackson e Caucaia; Assisinho e Júlio Madureira (Éverton). Técnico: Vica

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Marquinho, César, Vágner e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Renatinho (Sandro Manoel) e Natan; Danilo Santos (Éverton Sena) e Paulo César (Flávio Caça-Rato). Técnico: Marcelo Martelotte

Estádio: Presidente Vargas (Fortaleza-CE). Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (SE). Assistentes: Pedro Santos de Araújo e Esdras Mariano de Lima (ambos do SE). Gols: Renatinho, Paulo César, Esley, Assisinho, Marinho Donizete e Everton Sena. Cartões amarelos: Esley, Ronaldo Angelim, Éverton Sena. Cartão vermelho: Tiago Costa e Lucas. Público e renda não divulgados.