Futebol Nacional
None

Na raça e no coração

Santa Cruz empata e consegue a vantagem de decidir a classificação no Arruda

Tricolor pernambucano ainda perdeu um pênalti quando vencia por 2 a 1

postado em 14/02/2013 09:45 / atualizado em 14/02/2013 09:49

LC MOREIRA/ESTADÃO
O resultado poderia ter sido melhor. Houve momentos e condições para isso. Mas o empate foi lucro, principalmente por ser fora de casa. O Santa Cruz chegou a estar vencendo o Fortaleza por 2 a 0, permitiu a virada, mas foi buscar o 3 a 3, ontem, no estádio Presidente Vargas, no Ceará. Sai com a vantagem de decidir em casa a vaga na semifinal da Copa do Nordeste. No domingo, no Arruda, pode até empatar novamente, em 0 a 0, 1 a 1 e 2 a 2.

A ousadia do Santa Cruz em adiantar a marcação surpreendeu o Fortaleza, que não conseguiu, no início do jogo, se encontrar em campo. A equipe coral se aproveitou bem disso. Encaixava bons ataques em velocidade, com uma rápida transição até o campo ofensivo. Assim, abriu o placar, logo aos 15 minutos. Paulo César cruzou da direita e Renatinho, nas costas da defesa, tocou para o gol.
O lance atordoou ainda mais o Fortaleza. E o Santa Cruz não parou. Continuou jogando da mesma maneira. Aos 20, ampliou. Luciano Sorriso cobrou falta na área e Paulo César tocou de cabeça para o gol. O placar de 2 a 0 antes da metade do primeiro tempo surpreendeu, principalmente quem esperava uma equipe coral fechada na defesa.

Depois disso, porém, o Fortaleza acordou em campo. Naturalmente, o Santa Cruz encolheu a marcação e o adversário avançou e achou o gol em pouco tempo. Aos 25, Esley arriscou de fora da área e contou com a ajuda de Tiago Cardoso. Foi o suficiente para que os donos da casa se empolgassem. Mas quem teve a chance real de marcar foi a equipe coral. Aos 42, Danilo Santos foi seguro dentro da área. Pênalti. Marquinho cobrou, mas o goleiro caiu bem no canto e defendeu. Poderia ser o gol da tranquilidade coral. Mas era apenas o início do tormento. Em seguida, Tiago Costa foi expulso de campo.

Pressão

Com um jogador a menos, Marcelo Martelotte optou por fechar o time. Tirou o atacante Danilo Santos para colocar o zagueiro Éverton Sena. Iniciou o segundo tempo assim e não foi feliz. Logo aos 3, o Fortaleza empatou com Assisinho. O Santa Cruz continuava acuado. E o Fortaleza ávido pela virada, com um time ofensivo, tentando se aproveitar da superioridade numérica. Aos 25, atingiu o objetivo. Marinho Donizete, da entrada da área, arriscou de pé esquerdo e marcou um bonito gol.

Uma nova reviravolta veio com a expulsão de Lucas, do Fortaleza, aos 30. O Santa Cruz voltou ao jogo. Conseguiu novamente tocar a bola e atacar conscientemente. Melhorou ainda mais com a entrada de Flávio Caça-Rato. A recompensa veio aos 38. Everton Sena, de fora da área, acertou um belo chute. A bola tocou na trave e entrou. Era o empate em 3 a 3.