Futebol Nacional
None

Arruda

Renatinho deverá ficar de fora por mais dois jogos e vaga continua "vazia"

Jogador se contundiu durante a Copa do Nordeste, quando vinha fazendo bem o papel de terceiro atacante

postado em 05/03/2013 09:06 / atualizado em 05/03/2013 16:45

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Desde que o meia Renatinho se machucou, durante a Copa do Nordeste, uma lacuna foi aberta no time do Santa Cruz. O jogador vinha sendo uma das principais peças no esquema do técnico Marcelo Martelotte e era, inclusive, artilheiro da equipe, com três gols. A missão de substituí-lo já foi dada a Sandro Manoel, Jefferson Maranhão e Éverton Heleno. Nenhum deles convenceu.

A previsão é que Renatinho só volte a treinar amanhã, quando completará 15 dias desde que sentiu a lesão e será liberado pelo departamento médico para a chamada “transição”. Dificilmente poderá estar em campo já na próxima segunda-feira, diante do Central. Ou seja, serão, pelo menos, mais duas rodadas sem o Santa Cruz poder contar com o meia. Até lá, Martelotte vai ter que fazer o time jogar sem o articulador.

A primeira tentativa de substituir Renatinho foi na partida de volta contra o Fortaleza, no Arruda. Na ocasião, Martelotte optou por uma alteração tática. Colocou o volante Sandro Manoel e deu mais liberdade a Luciano Sorriso. A mudança não foi bem assimilada pelo time, que teve dificuldades na criação. A ausência do lateral esquerdo Tiago Costa também contribuiu negativamente. Sem os dois canhotos, o Tricolor ficou sem nenhuma jogada pela esquerda.

Na estreia do Pernambucano, contra o Pesqueira, foi a vez de Jefferson Maranhão ser testado. Com ele, meia de origem, canhoto e rápido como Renatinho, a equipe voltava à postura tática de antes. Mas a qualidade não foi equivalente. Tìmido, oscilou durante o jogo. Acabou substituído por Éverton Heleno, que entrou bem e marcou o gol da vitória.

Éverton Heleno começou como atacante na base do Sport e foi recuando de posição. Chegou ao Santa Cruz como meia. Não é dos mais velozes, mas tem um passe razoável e é tranquilo em campo. A boa atuação contra o Pesqueira o fez ser titular diante do Belo Jardim. As condições do campo não favoreceram o lado técnico, mas na base da força ele até que se saiu bem.

A atuação regular fez Éverton Heleno ser mantido no time para o último jogo, contra o Salgueiro. As condições agora, porém, eram diferentes. O Tricolor atuava no Arruda, onde a qualidade técnica se sobressai. O meia sentiu e não foi bem. Acabou substituído por Jefferson Maranhão.

Agora, fica a dúvida. Amanhã, o Santa Cruz visita o Ypiranga. A vaga de Renatinho continua sendo disputada por Éverton Heleno e Jefferson Maranhão. Martelotte ainda não revelou qual será a sua preferência para este jogo, mas não nega que Renatinho está fazendo falta. Árdua missão para quem escala e quem é escalado.