Futebol Nacional
None

Novas medidas para conter violência no futebol

O Protocolo Operacional do Pacto pela Vida para os Jogos de Futebol foi apresentado nesta terça-feira na sede da Seplag

postado em 05/03/2013 16:50

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Discussões e medidas de prevenção à violência nos estádios de futebol e arredores prosseguem. Ontem, na sede da secretaria de planejamento de Pernambuco, houve reunião para divulgação de novas atribuições aos órgãos envolvidos no processo de zerar a desordem que vem sendo promovida, sobretudo, pelas torcidas organizadas no estado. O Protocolo Operacional do Pacto pela Vida para os Jogos de Futebol visa endereçar as tarefas de cada órgão competente antes, durante e depois do espetáculo.

No entanto, nenhuma medida mais severa para os que praticam e incintam a violência foi anunciada. O secretário de planejamento do estado, Frederico Amâncio, adiantou que uma delegacia exclusiva para esses tipos de delito está em fase embrionária e deverá ser apresentada em poucos meses. Caberá a DP Intolerância Esportiva apurar as ocorrências, que hoje desembocam na delegacia do turista.

As medidas apresentadas hoje visam, sobretudo, intensificar, fiscalizar e organizar o ambiente dentro e fora dos estádios. Presidente da Câmara de Articulação do MP/TJ e Defensoria, Fausto Freitas, fez a abertura do evento, que contou ainda com representantes do poder estadual e municipal, FPF, poder judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e clubes de futebol.