Futebol Nacional
None

Exemplo

Patrick e a sua história de superação: "O que importa é dar orgulho à minha mãe"

Lateral esquerdo de 19 anos ganhou a primeira chance no Santa Cruz contra o Serra Talhada. Ele sonha em dar uma casa à mãe, que o criou sozinha após a morte do pai

postado em 20/03/2013 18:42 / atualizado em 20/03/2013 18:46

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O futebol está cheio de histórias de superação pessoal. O sonho de se tornar jogador profissional permeia a cabeça das crianças, principalmente as que não têm uma condição financeira favorável. A bola é o meio de vida, a chance de dar à família tudo aquilo que sempre faltou. De comida à uma casa própria.

O lateral esquerdo Patrick, do Santa Cruz, 19 anos, está entre essas história de superação. Filho único, nasceu na cidade de Trachunhaém, perdeu o pai aos 8 anos. Foi criado pela mãe, com muita dificuldade. Ela não queria que ele procurasse o futebol. Mas dessa vez ele não a escutou. E fez isso por um sonho: dar uma vida melhor para ela.

Aos poucos, Patrick vai realizando esse sonho. No início do ano, chegou ao Santa Cruz para realizar testes. Agradou e assinou contrato. Desde então, vinha treinando, mas sem muitas perspectivas de jogar. Tiago Costa é titular absoluto. E na falta dele, em certo jogo, o técnico Marcelo Martelotte improvisou um jogador de outra posição, temendo pela falta de experiência do garoto.

Mas eis que Martelotte muda de ideia e, enfim, resolve acreditar em Patrick. Sem Tiago Costa, escalou o jogador diante do Serra Talhada. Primeiro jogo pelo Santa Cruz, primeira vez como titular. A partida não passou pela televisão. Mas foi transmitida pelo rádio. Do outro lado, estava dona Marilene. Emocionada, a mãe do lateral ouvia o nome do filho ser citado pelo narrador.

"Ela nunca quis que eu jogasse futebol. Queria que eu estudasse. Mas estudo nunca foi muito a minha praia. Quando eu disse a ela que ia ser titular, ela ficou muito feliz, chegou até a chorar", contou Patrick. "Ela não me viu jogar, mas escutou no rádio e ficou muito orgulhosa. Isso é o que importa para mim", completou, também emocionado.

Uma nova chance pode vir no próximo jogo, domingo, contra o Petrolina. Patrick foi testado entre os titulares no treino tático desta quarta-feira. Depois, foi substituído por Renatinho. Ele garante estar tranquilo, jogando ou não. “Estou começando agora. Renatinho é um grande jogador, a torcida gosta muito dele. Se o treinador optar por ele, estou tranquilo”, afirmou o jogador.