Futebol Nacional
None

Arruda

Predador ainda com crédito

Sem marcar há quatro jogos, Dênis Marques terá a seu favor o novo esquema tático do time, com três meias

postado em 30/03/2013 08:32

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Não foi à toa que o atacante Dênis Marques chegou ao posto de ídolo da torcida do Santa Cruz. A desconfiança inicial só foi dissipada com muitos gols. Quem não lembra da estreia do centroavante pelo Tricolor? Arruda, 8 de fevereiro de 2012. O adversário era o Porto. O cartão de visitas do artilheiro: três gols. Foi o início de uma trajetória que terminou em idolatria ao final da temporada.

Em 2012, Dênis Marques foi artilheiro do Pernambucano, com 15 gols, e da Série C, com 11. Com mais um gol na Copa do Brasil, somou 27 na temporada. Quando voltou para o Santa Cruz, em 2013, trouxe consigo a esperança da torcida coral. Agora, o time tinha um artilheiro. E o início até que foi bom. O primeiro gol veio no primeiro toque na bola, diante do Fortaleza, pela Copa do Nordeste, no Arruda.

Nos dois jogos seguintes, contra Pesqueira e Belo Jardim, um gol em cada. O ritmo do artilheiro estava bom. Na sequência, passou em branco diante do Salgueiro. Se recuperou na partida com o Ypiranga, mantendo uma média aceitável. Cinco jogos, quatro gols. Na época, falou até em buscar a artilharia do campeonato. Mas aí veio o limbo. Já são quatro partidas sem marcar. Um jejum incômodo, mas que ainda não ecoou na torcida. Nas arquibancadas, Dênis Marques ainda é intocável, pelo que fez.

O que tem se visto em campo este ano é um Dênis Marques com pouca movimentação, esperando a bola chegar. É o posicionamento costumeiro do jogador. Quando a bola chega aos pés dele, é quase certo que um lance de perigo vai surgir. Mas o problema vem sendo exatamente esse: a bola chegar ao ataque. O Santa Cruz vem tendo bastante dificuldade na criação e os próprios jogadores já admitiram a deficiência. A seca de gols do artilheiro também se deve, em parte, a isso.

Para o clássico de amanhã, o técnico Marcelo Martelotte vai colocar em campo um Santa Cruz com uma nova postura tática. Serão três meias de ofício – Renatinho, Raul e Natan – e Dênis Marques sozinho no ataque. Mais gente para municiar o artilheiro, que não vai ter mais desculpas. É hora de voltar a ser efetivo. É hora de ser o goleador que a torcida espera. É hora de voltar a ser Dênis Marques, o ídolo.

Saiba mais

Dênis Marques em clássicos

Contra o Sport

3 jogos

1 gol

Contra o Náutico

1 jogo

0 gol

em 2013

4 gols

9 jogos