Futebol Nacional
None

Aflitos

Um Clássico das Emoções que vale muito!

Duelo entre Náutico e Santa Cruz neste domingo tem a liderança, um tabu e a tranquilidade em jogo

postado em 31/03/2013 04:23 / atualizado em 31/03/2013 13:28

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Um Clássico das Emoções num momento crucial para alvirrubros e tricolores. Com objetivos distintos, Náutico e Santa Cruz protagonizam, a partir das 16h, no estádio dos Aflitos, uma partida carregada de significado. Ainda que seja apenas mais uma rodada do segundo turno do Estadual, o resultado pode definir o futuro dos rivais neste Pernambucano.


Sensação deste campeonato, o Timbu tem presenteado sua torcida com grandes exibições. Principalmente, por parte de seus homens de frente. Em grande fase, o ataque marcou impressionantes 30 gols nas oito partidas deste turno. Uma média de 3,75 por jogo. Ainda assim, algo parece incomodar o elenco. A derrota para o Sport mexeu com os brios dos alvirrubros. Não pelo resultado em si, mas principalmente pela postura apresentada diante de um adversário mais qualificado que os demais.


Agora, depois de terem frustrado as expectativas de seus torcedores – que ansiavam pelo fim do jejum de nove anos sem vencer o rival na Ilha do Retiro – os jogadores do Náutico esperam manter uma escrita desta vez. O Timbu não perde do Santa Cruz nos Aflitos desde 2005 e os comandados de Vágner Mancini estão sedentos por uma vitória no Clássico das Emoções desta tarde. “Vencer um jogo como este é muito importante para a confiança do grupo. É mais uma maneira de ratificarmos o momento que temos vivido”, destacou o treinador. Além disso, a vitória garante o Náutico como primeira equipe classificada às semifinais. Ainda por cima, os alvirrubros deixariam o “título” do turno bem encaminhado, de olho nas vantagens que o primeiro colocado leva para as decisões.


O Santa Cruz, por outro lado, não pode pensar num resultado diferente da vitória. Apesar de ter iniciado a rodada como vice-líder, a posição não traz muito conforto. Isso porque a briga pelas vagas nas semifinais segue bastante acirrada e os tricolores ainda têm dois compromissos complicados até o fim do turno: o Porto, em Caruaru, e o Clássico das Multidões, no Arruda. Cenário complicado mesmo para uma equipe em boa fase, o que definitivamente não é o caso.


A frente do elenco coral desde a pré-temporada, o técnico Marcelo Martelotte ainda não conseguiu arrancar de seus comandados o rendimento ideal. Antes da suada vitória sobre o Petrolina – com direito a gol nos últimos minutos – o Santa vinha de duas rodadas sem vencer. Frustrada e temerosa, a torcida tem demonstrado sua insatisfação com o futebol da equipe jogo após jogo. E a vitória sobre o Náutico pode dar ao grupo a confiança necessária para uma arrancada em busca do tricampeonato.

Retrospecto

Estaduais

382
jogos

131
vitórias
do Náutico

105
empates

146
vitórias do
Santa Cruz

 

O Tabu

 

O Santa Cruz não vence o Náutico nos Aflitos há sete partidas. Todas pelo Pernambucano. A última vitória tricolor na casa alvirrubra foi em 2005, pela Série B. Desde então, foram quatro vitórias do Timbu e três empates.

4/2/2012    Náutico    2 x 2    Santa Cruz     ( Pernambucano)
30/1/2011    Náutico    3 x 1    Santa Cruz     ( Pernambucano)
28/4/2010    Náutico    1 x 0    Santa Cruz     (Pernambucano)
27/1/2010    Náutico    2 x 1    Santa Cruz     ( Pernambucano)
31/1/2009    Náutico    2 x 2    Santa Cruz    ( Pernambucano)
25/3/2007    Náutico    2 x 1    Santa Cruz    (Pernambucano)
2/4/2006    Náutico    3 x 3    Santa Cruz    ( Pernambucano)
5/11/2005    Náutico    0 x 2    Santa Cruz    (Série B)

 

Depois de terminar a primeira fase da Série B com folga na liderança, o Santa venceu também a segunda fase e chegaram com moral ao quadrangular final. O que os tricolores não imaginavam é que o começo seria tão ruim. Foram goleados pela Portuguesa na primeira rodada e empataram com o Grêmio em seguida. Precisando da vitória a qualquer custo, os corais chegaram aos Aflitos dispostos a surpreender o Timbu, que vinha de goleada sobre a Lusa. Num jogo bastante corrido, Carlinhos Bala e Andrade (cobrando falta), garantiram o triunfo para a equipe do Arruda, que mais tarde, conseguiu a classificação para a Série A.