Futebol Nacional
None

Quase

Santa Cruz vence, mas permite reação do Guarani-CE e não evita jogo de volta

Tricolor chegou a abrir dois gols de vantagem, mas o adversário marcou um gol no segundo tempo. Com o 2 a 1, equipes se reencontram no Arruda, daqui a uma semana

postado em 03/04/2013 22:28 / atualizado em 04/04/2013 00:00

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O Santa Cruz esteve perto de eliminar o jogo de volta. Chegou a ter o placar de 2 a 0, mas permitiu que o Guarani-CE marcasse um gol, no segundo tempo, fazendo com que as equipes tenham que se reencontrar, daqui a uma semana, no Arruda. Na vitória por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Romeirão, o Tricolor fez um bom primeiro tempo, mas no segundo recuou demais, permitindo a reação do adversário, que esteve perto, inclusive, do empate.

No jogo de volta, no Arruda, o Santa Cruz tem a vantagem. Pode até perder pelo placar de 1 a 0. Qualquer empate também dá a vaga ao Tricolor. Repetição do marcador leva a decisão para os pênaltis. Na próxima fase, quem passar enfrenta o Internacional, que venceu o Rio Branco-AC por 2 a 0, no Acre, eliminando a partida de retorno.

O JOGO

A equipe coral teve que ser paciente no início do jogo. O Guarani-CE tomou a iniciativa, pressionando nos primeiros minutos. Tiago Cardoso teve que trabalhar e garantir que o adversário não abrisse o placar. Logo aos 3 minutos, fez uma grande defesa, num chute de Djalma. Foi uma intervenção importante, porque ajudou o Tricolor a suportar a pressão inicial. Passado isso, o Tricolor equilibrou a partida.

A primeira chance do Santa Cruz no jogo foi aos 10 minutos, com Natan. Sozinho, ele tentou tirar do goleiro, mas não conseguiu. O gol coral veio no lance seguinte. Aos 13, Luciano Sorriso cobrou falta de longe, fugindo à sua característica de bater com jeito, arrematando com força. A bola foi no canto do goleiro Grison. Placar aberto, o Tricolor seguia jogando com inteligência. Com qualidade, tocava a bola no meio de campo.

Os dois times tiveram chances de marcar no decorrer do primeiro tempo. Chances não faltaram. Renatinho e Dênis Marques poderiam ter ampliado o placar, mas desperdiçaram as oportunidades. O Guarani-CE também poderia ter chegado ao empate. Mas Tiago Cardoso continuava garantindo o resultado para o Santa Cruz. Djalma e Moré eram as principais peças do time cearense.

O segundo tempo não poderia ter começado melhor para o Santa Cruz. Aos 4 minutos, o Tricolor marcou, com Raul, cobranda falta. O lance era no lado esquerdo da área, mas o meia decidiu chutar para o gol. O goleiro, que previa um cruzamento, aceitou. Com essa vantagem, a equipe coral eliminava o jogo de volta. Agora, mais do que antes, era hora de levar a partida com tranquilidade.

Não foi o que aconteceu. Para evitar a eliminação, o técnico do Guarani-CE, Play Freitas, colocou a equipe mais à frente. O jogo encaixou com o recuo natural do Santa Cruz, que queria segurar a vitória por 2 a 0. Mas o time cearense encontrou o seu gol, num lance de sorte. Aos 13, após bola mal afastada pela zaga coral, Gustavo dominou e arriscou de fora da área. A bola desviou no zagueiro William Alves e matou Tiago Cardoso: 2 a 1.

O gol empolgou os donos da casa, que já jogavam ofensivamente e continuaram em cima do Santa Cruz. O sufoco complicou a equipe coral, que se defendia e tentava sair nos contra-ataques. Foram várias oportunidades para Guarani-CE chegar ao empate. Djalma, sempre arriscando de fora da área, esteve muito perto do gol. Aos 39, forçou Tiago Cardoso a mais uma grande defesa. Aos 42, acertou o travessão. Não era o dia. Melhor para o Tricolor.

Ficha do jogo

Guarani-CE

Grison; Joilson, Jefferson Petrolina, Tobias e Lucas (Bruno); Guídio, Gustavo, Djalma e Lenilson; Edson Pittbull (Paulão) e Moré (Marquinhos). Técnico: Play Freitas.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Everton Sena, William Alves, Renan e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso (Tozo), Renatinho (Jefferson Maranhão), Natan (Paulo César) e Raul; Dênis Marques. Técnico: Marcelo Martelotte

Estádio: Romeirão (Juazeiro do Norte-CE). Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB). Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Karol Soares Martins (ambos do PI). Gols: Luciano Sorriso, Raul e Gustavo. Cartões amarelos: Lenilson, Guídio, Tobias (G) e Everton Sena (SC). Público: 2.183. Renda: R$ 26.930.