Futebol Nacional
None

Pernambucano 2013

Aposta na força do visitante

postado em 23/04/2013 07:07

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Os jogadores costumam destituir o poder dos números no futebol com uma simples frase: “eles não entram em campo”. Não entram, mas podem mostrar muita coisa sobre uma equipe. Uma olhada mais cuidadosa na classificação do campeonato pode elucidar sobre a postura do time. A maneira como ele atua dentro e fora de casa, por exemplo. O Santa Cruz aparece como destaque nessa estatística. Chama atenção porque sempre foi temido dentro do Arruda, mas tem mostrado uma face diferente em 2013. Hoje, o retrospecto é melhor longe de casa.

Em dez jogos na atual temporada – incluindo jogos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano -, o Santa Cruz venceu seis. Foram três empates e apenas uma derrota. Um aproveitamento de 70%. O desempenho é superior do que quando o Tricolor mandou suas partidas no Arruda. Em 11 jogos no ano, foram sete vitórias, um empate e três derrotas, o que resulta num aproveitamento de 66,6%.

O número mostra uma face do time que tem ligação direta com o técnico Marcelo Martelotte. Afinal, o Santa Cruz iniciou a temporada com um retrospecto completamente negativo fora de casa. Na Série C, em 2012, o Tricolor não venceu uma partida sequer longe do Arruda. Foram nove jogos: cinco derrotas e quatro empates. O mau desempenho teve seu peso na eliminação da equipe comandada por Zé Teodoro ainda na primeira fase da competição.

E pensar que o início de 2013 não foi nada animador. O Santa Cruz foi arrasado pelo Campinense na primeira partida fora de casa no ano. Depois disso, porém, o Tricolor emplacou uma incrível reação. E desde então segue invicto quando atua longe do Arruda. A conta inclui um clássico, contra o Náutico: a vitória por 2 a 0, nos Aflitos.

Números inflam a confiança do Santa Cruz no segundo jogo da semifinal contra o Náutico, domingo, nos Aflitos. O Tricolor venceu a primeira partida por 1 a 0 e conta com a vantagem do empate para chegar à final. Ou seja, basta manter o retrospecto para passar à decisão. Martelotte já prometeu: a postura do time não muda. “Não vamos administrar resultado, nem mudar a nossa postura como mandante”, afirmou.

Clássicos

E para reforçar ainda mais a confiança, um tabu a favor do Santa Cruz, que está há mais de dois anos sem perder para o Náutico. Foram cinco jogos no período: três vitórias e dois empates. A última derrota? Em janeiro de 2011. O Timbu venceu por 3 a 1.