Futebol Nacional
None

PE2013

Renatinho vem mostrando sua importância dentro de campo

Meia decidiu o primeiro jogo da semifinal, ao acertar um chute de fora da área

postado em 24/04/2013 08:08 / atualizado em 24/04/2013 09:27

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A importância do meia Renatinho para o Santa Cruz pode ser mostrada de duas maneiras. Primeiro, com fatos. E um bem recente é um grande exemplo. Deixou o banco de reservas e decidiu o clássico do último domingo contra o Náutico, acertando um improvável chute de pé direito, de primeira e de fora da área. O golaço que garantiu a vitória coral. Segundo, com números. O jogador participou de 11 jogos na temporada. Com ele em campo, o Tricolor só saiu derrotado uma vez.

Prata da casa, Renatinho fez boas temporadas em 2011 e 2012. Sempre sofreu, porém, com a alternância entre as posições. Com Zé Teodoro, ele jogava como meia e como lateral esquerdo. Naturalmente, tinha uma dificuldade em atingir o pleno futebol por conta dessa alternância. O ano de 2013 trouxe o que ele sempre buscou, embora nunca vá admitir: o fim da mudança de função. O técnico Marcelo Martelotte já deixou claro que só pretende utilizá-lo no meio-campo.

E é como meia que Renatinho tem sido importante para o Santa Cruz. O trabalho vai além da ligação com o ataque. Mais próximo da área, ele também despontou sua face de “artilheiro”. Já são quatro gols na temporada, em 11 jogos disputados. É o mesmo número de tentos marcados em 2011, até então o seu melhor ano em termos de gols. Para chegar a essa marca, no entanto, ele precisou de 28 partidas. No esquema adotado por Martelotte a partir do clássico com o Náutico no segundo turno - que voltou a ser utilizado na partida do último domingo -, Renatinho tem ainda mais liberdade para chegar na frente. Com a bola, é atacante, caindo pelas pontas. Sem ela, tem a obrigação de voltar e recompor o meio-campo.

Mais um sinal positivo para os tricolores no clássico do próximo domingo, contra o Náutico, que decidirá uma vaga na final do Pernambucano. O Santa Cruz tem a vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Renatinho deixa claro que quer aumentar a sequência positiva. “Respeitamos o Náutico, mas sabemos que temos condições de vencê-los”, afirmou.

Saiba mais

Dênis Marques
Um velho assunto volta à tona. Novos rumores sobre uma transferência de Dênis Marques para o Náutico surgiram ontem. Na semana passada, o assunto rendeu uma polêmica entre as diretorias dos dois clubes. Os tricolores acusaram os rivais de falta de ética. Dessa vez, surge uma nova informação de que, após as semifinais do Pernambucano, o atacante coral pode acertar com o Timbu. Os dirigentes dos dois times voltaram a negar a informação.

Com Renatinho

11 jogos

9 vitórias

1 empate

1 derrota

4 gols marcados pelo jogador