Futebol Nacional
None

Prévia para estreia

Prévia para a estreia da Série C

Dênis Marques é a única ausência no amistoso contra o Nacional da Ilha da Madeira, em Maceió

postado em 30/05/2013 09:00

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Após uma pequena intertemporada no CT do Corinthians Alagoano, em Maceió, o novo time do Santa Cruz mostra a sua cara hoje, às 15h15, no estádio Nelson Feijó. O teste é na partida amistosa contra o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, que marcará a entrega das faixas de campeão estadual. Apenas 18 dias após a final do Campeonato Pernambucano, a equipe coral tenta se recompor às vésperas da estreia pelo Brasileiro da Série C.

Levando em consideração o assédio que o elenco sofreu após o tricampeonato, as perdas nem foram tantas. Mas foram significativas. Além de Anderson Pedra e William Alves, titulares absolutos, o técnico Marcelo Martelotte também deu adeus ao Arruda e se mudou para a Ilha do Retiro. Na mesma semana, o time ficou sem treinador e sem casa. O Santa não pôde treinar no Arruda, pois o campo está à disposição da Fifa e vai servir como centro de treinamento para as seleções que disputarão a Copa das Confederações no Recife. Por isso o time treinou em Maceió.

Diante do Nacional, o novo comandante tricolor, Sandro Barbosa, mandará a campo o provável time que enfrentará o Luverdense, no próximo domingo, no Arruda. O único que será poupado é o atacante Dênis Marques, mas o artilheiro não deve ser desfalque para a primeira rodada da Série C. André Dias, que até agora só atuou na segunda partida contra o Internacional, pela Copa do Brasil, será o camisa nove no amistoso. Tozo volta ao time e entra de primeiro volante. Leandro Souza formará a dupla de zaga com Renan Fonseca. A outra novidade é o meio-campo Júnior Xuxa, contratado na última terça-feira ante o ABC, e que já fará sua estreia com a camisa do Santa Cruz.

O Nacional da Madeira foi à capital alagoana, para participar do jogo festivo onde o CRB recebeu as faixas pelo bicampeonato estadual. Os portugueses foram convidados desagradáveis e acabaram vencendo os donos da festa por 3 a 2, no estádio Rei Pelé. O três gols lusos foram marcados pelo atacante Mateus. Na temporada 2012/2013, o Nacional terminou na oitava colocação do Campeonato Português, apenas uma posição atrás do Sporting Lisboa, que enfrentou o Náutico na inauguração da Arena Pernambuco.

Saiba mais


Série C com 21 clubes
A Série C do Campeonato Brasileiro ganhou mais um participante. Barrado da edição do ano passado, o Rio Branco-AC foi confirmado pela CBF na disputa de 2013, após uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal. Com isso, a terceira divisão passa a ter 21 times, 11 deles no grupo A, o mesmo do Santa Cruz. Essa mudança, que parece pequena, causará algumas implicações na participação do tricolor pernambucano na competição.

Viagem
Cerca de 5.328 Km separam o Recife da capital do Acre. O Santa já viajaria para Cuiabá (3.341), Marabá (2.728), Lucas do Rio Verde (2.369), Brasília (2.162) e São Luís (1.546), a viagem para Rio Branco será mais um desgaste.

Mais um rebaixamento
Antes, quatro times da Série C cairiam para a D de 2014. Mas com o inserção do Rio Branco, a CBF resolveu aumentar o número de rebaixados para cinco clubes. Os dois últimos do grupo B e o três piores do grupo A. Assim, chances do time pernambucano cair aumentaram um pouco.

Renda
Vendo por outro lado, a participação de mais um time no grupo A pode ter um aspecto positivo para o Santa Cruz. Com uma partida a mais para disputar no estádio do Arruda, o time terá mais uma renda em 2013, já que, ao invés de 9, jogará 10 confrontos em casa, diante da torcida.

Contratos renovados

Flávio Caça-Rato
Xodó da torcida tricolor, o atacante renovou ontem e fica no clube por mais uma temporada
19 jogos
13 como titular
6 como reserva
5 gols

Renan Fonseca
Com a saída de William Alves, o zagueiro, destaque na reta final do PE2013, ganha mais espaço no time
6 jogos
6 como titular
0 gol

Tiago Costa
O lateral esquerdo foi um dos primeiros a acertar a sua permanência
20 jogos
20 como titular
0 gol