Futebol Nacional
None

O começo

Santa Cruz inicia neste domingo, no Arruda, a caminhada para sair da Série C

Com boa parte do elenco mantido time quer repetir no Brasileiro o bom desempenho que teve no Estadual

postado em 02/06/2013 13:26

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

A batalha começa neste domingo. Ou melhor, recomeça. Pelo segundo ano seguido, o Santa Cruz tenta o retorno à Série B. É o caminho da recuperação de um time que, um dia, esteve no fundo do poço. Agora não está mais. O Tricolor deu um passo à frente. Mas ainda vive uma situação incômoda, numa divisão que não condiz com a grandeza histórica do clube. Neste domingo, um time mais calejado estreia na Série C contra o Luverdense, às 18h30, no Arruda, consciente dos erros cometidos no passado e dos objetivos que tem pela frente.

O êxito no Campeonato Pernambucano motiva e dá confiança. Contudo, mesmo em tão pouco tempo, o Santa Cruz passou por mudanças. E isso preocupa. O Tricolor perdeu o seu treinador, Marcelo Martelotte, e duas peças importantes do time titular, o zagueiro William Alves e o volante Anderson Pedra. Um novo técnico assumiu. Sandro Barbosa terá sua primeira experiência no comando de uma equipe. E por mais que prometa poucas alterações, ele colocará em prática uma nova filosofia.

Resta saber se o estilo Sandro vai funcionar no Santa Cruz. Ao seu lado, ele tem o fato de conhecer o elenco, com quem trabalhou nos dois anos em que foi auxiliar de Zé Teodoro. Ao grupo, fez um pedido especial. “Quero um time aguerrido, com muita raça e vontade, assim como eu era quando jogador”, afirmou. Calejado pela campanha do ano passado, o treinador revela a principal lição: não deixar para decidir nas últimas rodadas. “Vamos procurar vencer nos primeiros jogos. Temos que ir no limite. Cada partida vai ser uma final.”

Estreando na função, Sandro já tem que lidar com problemas. Ele tem desfalques logo para a estreia na Série C. Dênis Marques e Tiago Costa, titulares do time em todo o Pernambucano, estão fora do jogo. Sandro Manoel, primeira opção para a vaga de Anderson Pedra, também foi vetado. “Outras coisas a gente supera. Mas a maior dor de cabeça é não poder contar com o grupo todo. Sei também que isso não é desculpa”, disse Sandro.

Como prometido, superando os desfalques, Sandro usará a base do Estadual. O time é o mesmo que começou o amistoso contra o Nacional da Ilha da Madeira, na última quinta-feira. Na lateral esquerda, Everton Sena atuará improvisado, abrindo espaço para a entrada de Nininho na direita. Tozo assume a vaga que seria de Sandro Manoel. No ataque, André Dias é o substituto de Dênis Marques. A estreia de Júnior Xuxa está confirmada no meio-campo.