Futebol Nacional
None

Como técnico, não!

Sandro Barbosa entrega o cargo e substituto pode ser Vica ou Canindé

Treinador estava pressionado há tempo, mas vinha encontrando respaldo na diretoria do clube. Ontem, entretanto, ele não teve uma nova chance

postado em 21/08/2013 09:19

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Quando menos se esperava, Sandro Barbosa caiu. Na tarde de ontem, o até então treinador do Santa Cruz se reapresentou junto com o elenco, no Arruda, mas não subiu ao gramado. Nos vestiários do clube, assim como fez após a goleada por 6 a 0 diante do Treze, entregou o cargo pela segunda vez nesta Série C. Desta vez, a diretoria aceitou.

Porém, pelo bom relacionamento que tem com o elenco tricolor, Sandro vai continuar no clube. “Ele permanece na comissão técnica e vamos procurar um treinador”, limitou-se a dizer o presidente Antonio Luiz Neto.

Os favoritos da diretoria para assumir a vaga são Vica e Oliveira Canindé. Ambos despertaram o interesse tricolor após belas campanhas na Copa do Nordeste. O segundo, inclusive, conquistou o título da competição. Hoje, comanda o Guarany de Sobral, que disputa a Série D. Vica, nome apontado como mais próximo do Arruda, está atualmente sem clube. Na Série C, esteve no Treze nas sete primeiras rodadas.

Sandro conviveu com a desconfiança do torcedor desde o momento em que assumiu a equipe, antes do início do Brasileiro. Como o time não deslanchou em nenhum momento na competição, a paciência da torcida acabou. A insatisfação tricolor teve seu ápice na derrota para o Baraúnas, em pelo Arruda, pela sexta rodada. O treinador balançou muito, mas se segurou.

Sandro ainda seguiu aos trancos e barrancos em mais três jogos, mas preferiu entregar o cargo no último dia 10, após a partida diante do Treze, onde o time goleou por 6 a 0. Convencido pela diretoria, Sandro voltou atrás e seguiu à frente do Santa Cruz. Comandou mais um jogo e colecionou mais uma derrota fora de casa, domingo passado, quando perdeu para o Luverdense por 3a 1, no Mato Grosso.

No dia seguinte, afirmou que resolveu continuar, atendendo a um pedido da família. A entrevista contou com a participação de presidentes das organizadas e de membros do alto escalão tricolor, inclusive o próprio presidente do clube. Após tanta proteção, a queda de Sandro aconteceu justamente quando ninguém mais acreditava que ele deixasse o cargo.

O substituto

O preferido


O nome do treinador Vica sempre é o preferido da diretoria coral. Principalmente após a boa campanha que fez no comando do Fortaleza na Copa do Nordeste deste ano, quando, inclusive, eliminou o Santa Cruz nas quartas de final da competição, em pleno Arruda.

Porém, após deixar o tricolor cearense, Vica aportou no Treze para o início da Série C. E no time de Campina Grande ele não desempenhou o mesmo sucesso do primeiro semestre. Na equipe paraibana, foram quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Foi demitido na sétima rodada, após empatar, dentro de casa, com o Brasiliense, quando o Treze somava só cinco pontos. Hoje, está sem clube.

A segunda opção

Com passagens por vários times do interior do Nordeste, Oliveira Canindé chamou a atenção após conquistar a Copa do Nordeste pelo Campinense, título inédito para o futebol paraibano. Mas como o time paraibano não foi bem no estadual, ficou de fora da Série D e desmontou o elenco para o segundo semestre, incluindo o treinador.

Oliveira Canindé é um dos nomes que circula nos bastidores do Arruda, apesar de não ser a prioridade. Recentemente, o treinador retornou ao Guarany de Sobral, onde foi campeão da Série D em 2010. Na Quarta Divisão deste ano, a equipe cearense é o quarto colocado do grupo A3, com nove pontos, e ainda tem chances de passar de fase.