Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Santa Cruz decide vaga na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Botafogo/PB com o Arruda vazio

Pressionado, tricolor volta a atuar em casa às 22h desta quarta-feira

postado em 23/07/2014 08:00 / atualizado em 23/07/2014 09:12

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Não há como fugir. O Santa Cruz se vê obrigado a dar uma resposta urgente aos seus torcedores. Mesmo sem eles presentes. Nesta quarta-feira, às 22h, quando o Tricolor recebe o Botafogo-PB pela Copa do Brasil, o Arruda estará vazio. Por conta ainda da terceira e última pena imposta ao clube após a morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva - em 2 de maio, nos arredores do estádio. A pausa para a Copa e os dois duelos longe de casa pela Série B impuseram um período de 49 dias sem jogos no José do Rêgo Maciel. A volta ao reduto coral, embora com as arquibancadas vazias, vem carregada de obrigação. As duas derrotas na Série B pesaram. Classificar-se é a meta. Afastar a pressão, um dever ainda mais incessante.

O sistema defensivo coral passa pelo seu pior momento na temporada. Foi vazado sete vezes em dois jogos na Segundona - a mesma quantidade de gols levados nas dez rodadas antes do intervalo para o Mundial. Na frente, o ataque perde gols com uma frequência absurda. Os últimos dois dias de treino do Arruda foram marcados por variações táticas e de peças. Mas, principalmente, por muita conversa motivadora do técnico Sérgio Guedes com o plantel. O treinador sabe que um terceiro mau resultado seguido, algo que ainda não aconteceu no ano, pode até mesmo começar a enfraquecê-lo no cargo. “Conversamos e buscamos corrigir os erros. Vamos ter equilíbrio e tranquilidade. A torcida vai estar lá no Arruda só de coração. Mas precisamos jogar por eles”, pregou.

Santa Cruz e Botafogo ficaram no 1 a 1 no jogo de ida, em João Pessoa - ainda em 14 de maio. O resultado dá a oportunidade de os corais empataram sem gols para avançarem na competição. Vantagem minimizada no Arruda. Os atletas pregam, sobretudo,  uma vitória para afugentar qualquer tipo de desconfiança no grupo e elevar o próprio moral deles.

“É agora ganhar o mais rápido possível. Precisamos disso", endossou Carlos Alberto. A  classificação à terceira fase da Copa do Brasil será ainda mais bem-vinda ao plantel. A CBF premiará o vencedor de hoje com um valor de R$ 430 mil. Quantia que viria em boa hora para um clube que deve dois meses de salários para os jogadores.

Botafogo/PB
Mais de dois meses após o empate em casa no jogo de ida, o Botafogo volta a concentrar suas energias no Santa Cruz, adversário na Copa do Brasil. Para seguir adiante, qualquer empate por dois gols pode servir. E a motivação para ir em busca desse resultado pode ter sido dada pelo próprio Tricolor, que optou por cumprir hoje o último dos cinco jogos de punição pela morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, em maio. Por isso, vai receber o Belo no Arruda de portões fechados.

Os paraibanos viram a decisão da diretoria tricolor como uma demonstração de excesso de confiança na classificação. O que não tem muito fundamento, já que eles vêm acumulando títulos e bons resultados há quase um ano. Conquistaram o bicampeonato estadual há pouco mais de três semanas, e estão em 4º lugar do grupo A na Série C. Indícios de que o Santa Cruz terá pela frente um rival duro de ser batido - ainda mais sem o apoio de sua torcida.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires e Carlos Alberto; Pingo e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.

Botafogo/PB
Genivaldo; Ferreira, Magno Alves, André Lima, Badé; Zaquel, Pio, Doda, Lenílson; Lúcio Curió e Frontini. Técnico: Marcelo Vilar.

Estádio: Arruda (Recife-PE)
Horário: 22h
Árbitro: Jefferson Schmidt-SC
Assistentes: Angelo Bechi e Rosnei Hoffmann Scherer, ambos de SC
Ingressos: Portões fechados