Futebol Nacional
None

Perto do ideal

Sport faz boa partida na Ilha do Retiro e goleia o Fortaleza por 3 a 0

Equipe leonina assimiu a liderança da Copa do Nordeste com oito pontos somados, dois a mais que o Confiança

postado em 31/01/2013 09:20 / atualizado em 31/01/2013 11:27

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/D/D.A Press
Quando Hugo pulou para cabecear e fazer o primeiro gol da partida, qualquer tipo de tensão foi dissipada na Ilha do Retiro. O jogador, criticado por ligar as atuações ruins com a falta de definição sobre seu novo contrato, começou a escrever com destaque a melhor partida do Sport no ano. O time jogou solto. Criou várias chances. Fez jogadas de efeito. Fez as pazes com a torcida. Tudo isso, porém, aconteceu apenas no primeiro tempo. Com o placar de 3 a 0 bateu o Fortaleza com tranquilidade. De quebra, assumiu a liderança do grupo B da Copa do Nordeste com oito pontos somados, um a mais do que o Confiança.

Em contraste aos outros três jogos da temporada, o Leão da Ilha começou pressionando. Com sede para definir a partida. Logo, Hugo abriu o placar aos seis minutos após cobrança perfeita de escanteio de Cicinho. Na comemoração, o meia correu para a torcida e repetiu o gesto polêmico de Reinaldo na partida anterior em casa. Levou a mão ao ouvido para mostrar que as críticas não tinham fundamento. Depois, virou as costas e apontou para seu nome na camisa. Os torcedores aplaudiram.

Era o pontapé inicial para a melhor atuação do Sport. O time rubro-negro massacrou o acuado Fortaleza, que só se arriscou em tímidos contra-ataques. Antes do segundo gol, foram boas chances criadas e outros lances de efeito, como dois lençóis de Fábio Bahia e Marcos Aurélio.

Até que, aos 24 minutos, veio o golpe certeiro. Em novo escanteio, o garçom Cicinho passou para Marcos Aurélio. Na entrada da área, o atacante acertou um lindo chute de primeira no canto esquerdo de João Carlos. Sem chances. Um golaço. Os rubro-negros foram ao delírio. Pouco depois, os rubro-negros diminuíram um pouco de ritmo e sofreram dois pequenos sustos. Magrão, porém, estava presente.

No segundo tempo, o Sport tirou o pé do acelerador. Preferiu segurar o resultado em vez de emplacar uma grande atuação do começo ao fim. Em campo, o desenho tático da equipe passou a ser outro, vale ressaltar. Machucado, Roger saiu e Felipe Menezes entrou. A equipe ficou com dois meias, mas não manteve a inspiração.

Ainda assim, perdeu duas boas chances com Hugo. Em uma delas, o gol estava quase feito, mas ele cabeceou para fora. Enquanto isso, o Fortaleza ficou mais ousado. No entanto, faltou qualidade na finalização. Pecado retribuído com gol do Sport. Aos 41 minutos, Felipe Azevedo girou em cima de Guto e chutou de pé direito para decretar a vitória incontestável do Sport.

Ficha técnica

Sport 3
Magrão; Cicinho (Tobi), Mateus, Gabriel e Reinaldo; Fábio Bahia, Rithely (Moacir) e Hugo; Marcos Aurélio, Roger (Felipe Menezes) e Felipe Azevedo. Técnico: Vadão

Fortaleza 0
João Carlos; Rafinha, Ciro Sena, Ronaldo Angelim e Guto; Lucas, Everton (Alex Maranhão), Esley (Jackson) e Leandro (João Henrique); Assisinho e Jaílson. Técnico: Vica

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA). Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Adaílton José da Silva (BA). Cartões amarelos: Felipe Menezes (SPO). Gols: Hugo, Marcos Aurélio e Felipe Azevedo. Público: 19.646. Renda: 219.150,00

Saiba mais

Para classificar


O próximo desafio não é fácil. Domingo, o Sport vai enfrentar o Confiança, time que vem fazendo boa campanha, em Sergipe. Mas se vencer a partida, a equipe rubro-negra estará classificada para a próxima fase. Existe também a chance de o time avançar na competição com um empate. Para isso, o Fortaleza não poderia vencer o Sousa na Paraíba. Assim, o time cearense só chegaria a oito pontos, enquanto que o Leão pernambucano iria para nove.