Futebol Nacional
None

Ilha do Retiro

Com novo esquema do Sport, Vadão quer time mais atento com sistema de marcação

Treinador está preocupado com a cobertura dos laterais rubro-negros

postado em 01/02/2013 12:35 / atualizado em 01/02/2013 12:19

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A.Press
Vadão decidiu mudar. Com o veto de Roger para a partida deste domingo, o treinador optou por alterar o esquema tático da equipe. Com a entrada de Felipe Menezes, a equipe passou a atuar no tradicional 4-4-2. Assim, perdeu os dois atacantes que posicionados pelas pontas e que ajudavam no combate ao adversário, tentando anular as subidas dos laterais. O sistema reformulado, agora, pede atenção redobrada na marcação.

“O principal ajuste é na marcação. Se o Felipe Menezes e Hugo jogarem bem, temos dois armadores de qualidade. Fica mais fácil para a equipe. Mas a gente também vai precisar ter atenção na cobertura. Por isso que eu falei no último jogo que não gostei do fato de a gente ter deixado o adversário com a bola no pé por muito tempo. Mas esse ajustes vão ter que ser feitos mesmo durante o jogo. Não tem tempo para treino”, avaliou o treinador.

Precavido, Vadão já guarda outra alternativa para o caso de a equipe não se adequar ao novo estilo de jogo. E isso pode acontecer sem precisar mudar as peças que estão no campo. “Se nós precisarmos voltar para três atacantes, a gente puxa o Felipe Azevedo ou Marcos Aurélio. O que muda é a característica de jogo mesmo. Roger é mais centralizado, jogador de área. Já Marcos Aurélio é um jogador que flutua mais e pode fazer as duas função”, afirmou.

Ruan
A outra opção para cobrir a vaga deixada por Roger era escalar o jovem Ruan no ataque. Com ele, a equipe sequer mudaria de esquema tático. O atleta, porém, fica no banco de reservas, mas já ganhou pontos com o comandante após marcar quatro gols no jogo-treino dessa quinta-feira, em que a equipe reserva venceu o Barcelona do Jordão por 8 a 0. “Ruan me agradou muito. Ele demonstrou no jogo-treino essa fama de artilheiro que ele tem na base. Sempre muito objetivo. Gosta de chutar até mesmo de fora da área”, observou Vadão.