Futebol Nacional
None

Nordestão

Sport vai tentar acabar com o retrospecto ruim em mata-matas

Tentando não morrer na Ilha, leoninos enfrentam o Campinense, neste sábado, pelas quartas da Copa do Nordeste

postado em 16/02/2013 08:52 / atualizado em 16/02/2013 13:01

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Nível técnico dos adversários à parte, o início de temporada do Sport na Ilha do Retiro empolgou. Foram três vitórias incontestáveis sobre Confiança, Fortaleza e Sousa. Desempenho que trouxe de volta a paz entre time, diretoria e arquibacanda, mas que tem uma prova de fogo a partir das 16h deste sábado. Diante do Campinense, os rubro-negros se deparam com o primeiro jogo decisivo do ano. Deixar de vencer o adversário significa dar adeus à Copa do Nordeste e ter o peso de reencontrar os fantasmas de 2012.

De fato, o início de temporada como mandante do Sport deixa a torcida confiante. Uma vitória simples em cima da Raposa classifica o Leão. Até agora, o placar mais apertado na Ilha do Retiro foi 3 a 1 em cima do Confiança. O 100% de aproveitamento conquistado até o momento dá indícios de uma recuperação da força do Rubro-negro em seus domínios. Mas é preciso mais.

Superar o primeiro mata-mata do ano significa quebrar um retrospecto indigesto do ano passado. Em três oportunidades para decidir em casa, o Leão não conseguiu vencer. Na semifinal do PE2012, empatou sem gols com o Náutico. Na final do Estadual, perdeu por 3 a 2 para o Santa Cruz. Já na Copa do Brasil, foi eliminado vergonhosamente pelo Paysandu ao ser goleado por 4 a 1. Os tropeços contribuíram para a equipe ter o pior desempenho dos últimos cinco anos como mandante, com 58% de aproveitamento.

Para o atual grupo, o que aconteceu em 2012 e as outras eliminações recentes parece enterrado. As queixas sobre o comportamento da torcida, que parecia cobrar em excesso do elenco, foram se dissipando na medida em que o Sport venceu os compromissos na primeira fase da competição.

“Estamos conscientes desses dissabores. Mas esse é um momento novo. O Sport está se reestruturando. O que a gente não pode viver é de coisas negativas. Elas servem de alerta, mas a gente não pode carregar o peso de coisas anteriores até porque não estávamos aqui”, disse o técnico Vadão.

Saiba mais

os 5 últimos tropeços do Sport em mata-matas na Ilha do Retiro

Libertadores-2009
foi eliminado pelo Palmeiras nos pênaltis nas oitavas de final

Copa do Brasil-2011
empatou em 2 a 2 com o Sampaio Corrêa e foi eliminado (o primeiro jogo foi 0 a 0)

PE2011
perdeu por 2 a 0 para o Santa Cruz no primeiro jogo da final (venceu o segundo jogo por 1 a 0)

Copa do Brasil-2012
perdeu por 4 a 1 do Paysandu e foi eliminado (na partida de ida, perdeu por 2 a 1)

PE2012
perdeu por 3 a 2 para o Santa Cruz na decisão do Estadual (o primeiro jogo terminou empatado em 0 a 0)