Futebol Nacional
None

Leão

O preço do futebol na Ilha

Novo diretor leonino deve ser remunerado, em uma nova tentativa de profissionalizar o setor no Sport

postado em 21/02/2013 08:52 / atualizado em 21/02/2013 08:57

Bruna Monteiro/DP/D.A Press
A saída coletiva dos diretores que comandavam o departamento de futebol abriu espaço para nova tentativa de profissionalização do setor no Sport. O presidente Luciano Bivar está convicto de que esse é o caminho para colocar o Rubro-negro no trilho das vitórias. Trata a questão como prioridade. Mas, desde já, o novo gestor remunerado que chegar ao clube tem a missão de apagar uma história curta de insucessos.

“Vamos buscar um profissional que possa entrar no perfil do Sport. Tivemos um gestor que não tinha esse perfil (Cícero Souza) e acabou não dando certo”, disse Luciano Bivar. Os candidatos à vaga são mantidos em sigilo, mas surgiu como especulação os nomes de Sandro Goiano, ex-volante do Sport, e Thiago Scuro, que comanda o futebol do Audax-SP e é apontado com um dos executivos de futebol mais promissores do país.

O novo profissional remunerado será o terceiro na história do clube. O primeiro foi na gestão do próprio Luciano Bivar. Em 1999, Rudy Machado chegou à Ilha do Retiro em um ambiente desfavorável e tinha que lidar com a resistência de figuras com anos de serviço prestados ao clube. Ficou menos de um ano. Fez duas contratações que não foram titulares e viu o Sport ser lanterna do Brasileiro pela primeira vez na história.

No ano passado, foi a vez de Cícero Sousa. Em sua passagem pela Ilha do Retiro, o executivo também teve a resistência de rubro-negros que faziam parte da diretoria. Ainda assim, conseguiu modificar hábitos na gestão diária do futebol. O rebaixamento à Série B do Brasileiro, contudo, minou o trabalho.

Apesar do retrospecto desfavorável, a chegada de um profissional é vista com bons olhos entre os jogadores. “O futebol passa pela profissionalização. Existem pessoas da área que sabem muito do assunto. O ex-jogador se diferencia por saber do dia a dia, das dúvidas e da lingaguem do jogador. Mas eu acho que o mais importante é ter alguém que conheça o dia a dia do Sport”, disse o meio-campista Felipe Menezes.

Por enquanto, Luciano Bivar segue interinamente à frente do futebol do Sport ao lado de Marcos Amaral, vice-presidente de futebol da base. O conselho gestor, comandado por Wanderson Lacerda, também continua supervisionando o setor. Além disso, Gustavo Bueno, que é auxiliar técnico da comissão fixa do Leão da Ilha, passou a ser o executivo de futebol interino.