Futebol Nacional
None

PE2013

Mais uma dividida

Gustavo Bueno sempre assumiu o time em momentos conturbados dentro e fora de campo

postado em 10/03/2013 08:57 / atualizado em 10/03/2013 09:45

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Brenno Costa/DP/D.A Press
Quando um assistente técnico é “promovido” a treinador, geralmente é porque algo não anda bem. Gustavo Bueno sabe disso. As “oportunidades” que apareceram para comandar o Sport sempre foram motivadas por demissões de técnicos por conta do desempenho. Ou seja: herdou um elenco cercado de incertezas e a pressão da torcida, com a obrigação de conseguir resultados positivos. Será assim neste domingo, contra o Porto, pelo Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2013.

Desde que retornou à Ilha do Retiro, no fim de 2010, Bueno comandou o time em quatro oportunidades. Coincidentemente, a primeira delas foi numa partida contra o adversário da tarde deste domingo. Em fevereiro de 2011, após a saída de Geninho, que protagonizou um dos piores inícios de Pernambucano do Leão - 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Coube a Bueno enfrentar o Porto pelo Estadual. Fora de casa, no Lacerdão. E o Sport perdeu: 1 a 0, gol de Kiros. Logo depois, Hélio dos Anjos assumiu o cargo.

As outras oportunidades foram na Série A do ano passado. A primeira quando Mazola caiu. Bueno assumiu a missão e promoveu uma mudança drástica na escalação, enfatizando o setor de marcação. Conseguiu um empate de 1 a 1 contra o Flamengo, na Ilha, numa partida em que todos contavam a derrota como certa. Foi o seu melhor resultado à frente do Sport. Logo depois, Vágner Mancini foi contratado. Mas não demorou para Gustavo voltar a ser “promovido”. Mancini caiu após a derrota para o Figueirense, na 16ª rodada.

Estilo
Bueno conhece bem o elenco rubro-negro. Mas sabe que estará pressionado por uma vitória. Até porque outro tropeço pode complicar bastante a situação do time no PE2013 e do seu sucessor. Para isso, ele abriu mão do ousado esquema com três atacantes que vinha sendo utilizado por Vadão - já testado, sem sucesso, por Mancini e Waldemar Lemos. Saiu Felipe Azevedo, entrou Tobi. O zagueiro deve flutuar, entre a zaga e a cabeça de área, deixando a intermediária de defesa mais protegida.

Saiba mais

Com uma campanha surpreendente neste segundo turno, o Porto ocupa a terceira posição na tabela de classificação do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. O atacante Joelson, artilheiro do time, é a grande atração da equipe, que entrará em campo neste domingo, na Ilha do Retiro. O objetivo principal do Gavião do Agreste é surpreender o Leão em seus domínios e manter-se vivo dentro do G4 do estadual. Uma das novidades para a partida pode ser o meia Tiago Laranjeiras, que foi contratado
e já está à disposição.