Futebol Nacional
None

Defesa

Gabriel tem lugar cativo no time do Sport

No retorno à equipe rubro-negra, atleta precisou superar a desconfiança da torcida

postado em 05/04/2013 07:48 / atualizado em 05/04/2013 08:12

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Teresa Maia/DP/D.A Press
Gabriel chegou ao Sport dividindo opiniões. Muitos torcedores acreditavam que o seu retorno estava ligado ao futebol que apresentou na última passagem pela Ilha do Retiro, ainda em 2009. Estava, portanto, longe da melhor forma. Outros, porém, ressaltavam que o atleta vinha de uma boa temporada pelo América-MG. No clube, por sinal, ele foi eleito para a seleção do Estadual ao lado de Réver, do Atlético-MG. Mas, passados 18 jogos, o atleta virou unanimidade na defesa. Uma prova é que ele se tornou o único a disputar todas as partidas do time nesta temporada.

Gabriel voltou ao Sport em meio à profunda desconfiança da torcida com relação ao sistema defensivo. No rebaixamento da equipe à Série B do Brasileiro, o setor foi duramente criticado diante das falhas apresentadas. Mesmo com as diversas trocas, ninguém se firmou. A prova é que o setor foi o que mais sofreu mudanças para este ano. Agora, o zagueiro é quem lidera essa nova e promissora fase.

Considerado um dos líderes do grupo, ele é referência por fazer o simples. Além disso, é forte no cabeceio. Foi assim, inclusive, que ele marcou o único gol no retorno ao Leão da Ilha, no empate em 1 a 1 com o Pesqueira. “O momento é bom. A gente vem fazendo boas partidas e sofrendo poucos gols. No começo do ano, tiveram algumas críticas. Era normal, porque aconteceu uma troca no sistema defensivo. Isso acarreta em uma dificuldade no começo. Mas isso passou. Só faltava o entrosamento”, disse o atleta.

Em comparação aos 18 primeiros jogos do ano passado, os números atestam uma melhora do sistema defensivo do Sport. Em 2012, foram 19 gols sofridos. Agora, foram 13.