Futebol Nacional
None

Rendimento

Aproveitando chances, meia Lucas Lima ganha espaço no time titular

Jogador de 21 anos, que veio do Internacional-RS, herdou vaga de Hugo e vem correspondendo às exigências do torcedor rubro-negro

postado em 08/04/2013 08:57 / atualizado em 08/04/2013 12:16

Maurício Penedo /Especial para o Diario de Pernambuco

Fumagalli, Paulo Baier, Marcelinho Paraíba, Hugo, Felipe Menezes. É longo o histórico de “cérebros” na Ilha do Retiro com características semelhantes. Boa visão de jogo, bom passe, qualidade em bolas paradas. Contudo, outro ponto também agrupa os atletas citados acima: nenhum deles prima pela velocidade em seu estilo de jogo. De mais cadência e menos explosão, os camisas 10 do Sport precisavam do apoio maciço dos laterais. Em 2013 este panorama de longa data vem mudando.

Bernardo Dantas/DP/D. A. Press
Lucas Lima chegou sem muito alarde ao Sport há pouco mais de um mês, proveniente do Internacional-RS. Rapidamente taxado de mais uma “promessa” do clube colorado, aportou na Praça da Bandeira carregado de desconfiança. Nas oportunidades que teve, entrando no decorrer dos jogos, mostrou disposição e começou a ganhar o exigente torcedor leonino. Após a saída do meia Hugo, herdou a titularidade e, com apenas três jogos, virou dono da posição.

Além de passes qualificados, como os anteriores, Lucas tem outras duas virtudes que o diferem de seus antecessores: a velocidade e a marcação. Com rápida recomposição defensiva e saídas rápidas em contra-ataque, o atleta de 21 anos vem dando nova cara ao meio campo leonino. Ao invés de apenas fazer o time “jogar”, Lucas Lima se apresenta quase como um terceiro homem de meio-campo quando o Sport está sem a bola. Ladrão de bolas - foi assim que surgiu o gol da vitória do Leão contra o Náutico, no clássico na Ilha do Retiro - vem ganhando espaço com Sérgio Guedes pelo comprometimento.

Aproveitando a boa fase, o jogador busca se firmar de vez entre os titulares. Canhoto, inquieto e explosivo, Lucas chegou ao Sport dizendo que tinha vindo “para jogar”. Vem fazendo isso, e mais: vem sendo o diferencial da equipe leonina. Com a velocidade como ponto alto, Lucas se adapta bem ao esquema de Sérgio Guedes. De promessa sem credibilidade à titularidade. O progresso vem sendo rápido. Nada mais “a cara” do jogador rubro-negro.