Futebol Nacional
None

PE2013

Sérgio Guedes pode repetir esquema que jogou contra o Náutico diante do Santa

Técnico treinou o time com três volantes e dá pistas da formação para o Clássico das Multidões

postado em 10/04/2013 08:36 / atualizado em 10/04/2013 08:41

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Foi o primeiro dia de ensaio. Para o Clássicos das Multidões, Sérgio Guedes deu a entender que pretende utilizar a mesma estratégia do Clássico dos Clássicos. Em treinos táticos realizados em dois períodos, na Ilha do Retiro, ele montou um time formado com três volantes. Mesmo sem contar com Rithely, poupado com dores musculares. Está mais precavido para segurar o Santa Cruz. Afinal, um empate basta para os leoninos confirmarem a liderança do segundo turno. Nos jogos em que foi utilizado, esse desenho tático deu ao Rubro-negro mais consistência defensiva. Impediu os adversários de criar com facilidade. Por outro lado, apresentou falhas no momento em que a equipe precisou criar.

O trio de volantes foi a carta na manga que Sérgio Guedes tirou para enfrentar o Náutico, na sétima rodada da competição. Na ocasião, o Sport vinha com o psicológico abalado. O time vivia em crise com a torcida. A diretoria do futebol havia renunciado de maneira coletiva. Diante do Timbu, porém, a equipe apresentou uma grande segurança defensiva, conseguiu vencer por 2 a 1 e superou a turbulência. O esquema foi aprovado.

Em seguida, o treinador passou a revezar duas posturas táticas. Em casa, passou a atuar com três homens na linha de frente. Criou muito. Aplicou duas goleadas sobre o Chã Grande e o Belo Jardim. Nos dois jogos, foram dez gols. Por outro lado, apresentou buracos na entrada da área. Assim, longe da Ilha do Retiro, Guedes tem optado por atuar com três volantes. Assim foi diante do Ypiranga e do Vitória da Conquista, pela Copa do Brasil.

Contra o Máquina de Costura, a equipe sofreu o primeiro susto e precisou se lançar com mais força ao ataque. Só conseguiu ser mais perigoso quando Erico Junior ganhou o posto de Rithely e Lucas Limas entrou na vaga de Hugo. Contra o Vitória da Conquista, o time sofreu ofensivamente sem um dia inspirado dos volantes – ainda que Rithely tenha marcado o gol da vitória.