Futebol Nacional
None

Contratado

O desafio de Alejandro Chumacero

Rubro-negros querem conter um pouco a euforia criada em torno do boliviano

postado em 18/07/2013 09:26

Julio Jacobina/DP/D.A PRESS
Durante a Copa das Confederações, pensou-se que o Sport não estava aproveitando bem a intertemporada. As contratações demoraram a aparecer e não houve muitos amistosos ou torneios no período. Contudo, o Leão vem mostrando o contrário dentro de campo. Na volta à Série B, três jogos, três vitórias e algumas caras novas que se encaixaram bem no esquema de Marcelo Martelotte. Ontem, a chegada mais esperada, mas a diretoria leonina não quer o rótulo de “salvador da pátria”. Alejandro Chumacero vai jogar em uma defesa cada vez mais sólida.

“Estamos felizes com a contratação, mas cautelosos. Ele não é o melhor do mundo, longe disso. Toda a euforia foi posta pela imprensa boliviana, porque ele é a nova promessa do país”, disse o executivo de futebol Marcos Amaral. O volante tem contrato de cinco anos com o Rubro-negro, uma exigência do próprio The Strongest, seu ex-clube. O futebol da Bolívia quer impedir que sua jóia se torne uma decepção. “Para se ter uma ideia, ele voltará para lá no sábado para receber uma comenda do presidente Evo Morales”, acrescentou.

Patric, Pereira e Vinícius Simon. Esses foram os outros contratados do Sport, todos do sistema defensivo. À frente deles, o volante sul-americano terá uma dura concorrência. Entre os volantes do Leão, Anderson Pedra e Rithely têm agradado a torcida e se encaixado no esquema utilizado por Marcelo Martelotte, além de Renan Teixeira, que tem feito boas atuações quando acionado. Porém, Chumacero não se assusta: só quer trabalhar para se adaptar e evoluir muito no Sport. “É a primeira vez que saio da Bolívia e quero me adaptar. É uma porta muito grande aberta e, por enquanto, quero crescer e ganhar títulos”, disse o volante.

O último boliviano que passou pelo Sport foi o atacante Juan Arce, que teve uma boa passagem pelo Recife, com sete gols. Ele está atualmente no Bolívar e é companheiro de Chumacero na seleção boliviana. O jovem, de apenas 22 anos, defenderá um time fora de seu país pela primeira vez e espera ter sorte semelhante à de Arce. Para ele, a adaptação mais difícil será fora dos campos. “O futebol é parecido em todo lugar. O mais difícil será a língua”, afirmou.

Ficha

Nome: Alejandro Saúl Chumacero Bracamonte
Nacionalidade: Bolívia
Data de Nascimento: 22/04/1991 (22 anos)
Posição: Volante
Altura: 1, 66 m
Peso: 60 kg
Último clube: The Strongest (BOL) – 2007-2013

Saiba mais

Favoritos, sim


Pouco após a apresentação do reforço internacional, o atacante Roger comentou a evolução do Sport no Campeonato Brasileiro. A equipe deixou a torcida desconfiada depois das primeiras rodadas, mas mostrou que voltou com tudo. O Leão está no G4, pelo menos, até sábado, quando Figueirense e Joinville enfrentam, respectivamente, Palmeiras e ABC, e podem superar o clube rubro-negro na tabela. “O Sport, ao lado do Palmeiras, foi votado no inicio do ano como uma das principais forças para subir, então, os times têm que se preocupar mesmo. Viemos para subir, esse grupo quer fazer história”, disse.