Futebol Nacional
None

Em defesa do amigo

Lucas Lima ressalta importância do papel tático e sai em defesa de Felipe Azevedo

Esquema tático implantado por Marcelo Martelotte no Sport exige dedicação tática dos jogadores, principalmente os do setor ofensivo, que não podem deixar de marcar

postado em 21/07/2013 17:10 / atualizado em 21/07/2013 17:26

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

O sistema tático implantado pelo técnico Marcelo Martelotte no Sport está exigindo bastante dos jogadores. Na frente, por exemplo, não há um centroavante fixo, o que força os quatro homens do setor ofensivo - dois meias e dois atacantes - a uma movimentação maior, que inclui não só ações ofensivas, mas também a recomposição, no auxílio à marcação, quando o time não tem a bola.

É uma responsabilidade a mais para os quatro jogadores em questão: Camilo, Lucas Lima, Felipe Azevedo e Marcos Aurélio. Ninguém, claro, reclama e até agora todos vêm cumprindo bem a função determinada por Martelotte. Mesmo que isso exiga sacrifícios. “Às vezes, você cansa um pouco mais por estar ali atrás na marcação. Mas o professor pediu para eu jogar bem aberto, acompanhando o lateral, então é o que a gente faz”, contou Lucas Lima.

Em alguns momentos, o cumprimento da função tática pode resultar no “desaparecimento” do jogo. Para os jogadores do ataque, que são cobrados também pelos gols, é mais difícil encarar essa responsabilidade e as suas consequências. Felipe Azevedo, por exemplo, vem recebendo críticas pelo jejum de gols - a última vez que ele marcou foi na quarta rodada, diante do Guaratinguetá.

“Isso nos prejudica um pouco, mas estou pronto para, primeiro, ajudar o Sport. Se der para cumprir minha função e continuar dando os meus passes e fazendo os gols, vou ficar feliz”, justificou Lucas Lima, que saiu em defesa de Azevedo. “A gente vê que ele cobra muito. É o que mais se cobra talvez. Estamos vendo que ele quer marcar os gols. Mas o importante é que ele vem ajudando muito a nossa equipe. É um excelente jogador. Na hora certa, o gol vai sair”.

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press