Futebol Nacional
None

El Clásico

Divisão de ingressos para clássicos na Copa Sul-Americana ainda está indefinida

Visitantes só têm direito a 2 mil bilhetes na Copa, mas pernambucanos tentam acordo

postado em 30/07/2013 09:21

João de Andrade Neto /Esportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Com a confirmação, ontem, por parte da Conmebol, do duelo entre Náutico e Sport pela Copa Sul-Americana, as diretorias dos dois clubes e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) já começam a discutir os preparativos do clássico que promete parar o estado. Hoje, às 9h, haverá a primeira reunião para tratar de alguns pontos relacionados à partida. O primeiro deles, a quantidade de ingressos destinados à torcida visitante nos dois jogos. A ida, na Ilha do Retiro e a volta, na Arena Pernambuco. Ambos ainda sem data e horários definidos.

Pelo regulamento da Conmebol, os clubes mandantes são obrigados a ceder apenas 2 mil bilhetes à torcida adversária. Com isso, cai por terra a possibilidade dos clássicos pernambucanos terem torcida única. Considerando as capacidades oficiais da Ilha e da Arena Pernambuco, os 2 mil ingressos para os visitantes correspondem a 6% e 4,3%, respectivamente. Percentuais bem abaixo dos verificados nos jogos do Campeonato Brasileiro e Pernambucano. No nacional, a carga de ingressos para a torcida rival é de 10%, enquanto no Estadual, esse percentual sobe para 20%.

“Vamos fazer uma consulta aos clubes e com os órgãos de segurança para avaliar esses pontos. Por enquanto não posso fazer qualquer tipo de juízo de valor”, afirmou o presidente da FPF, Evandro Carvalho, que desistiu de tentar evitar o confronto. “O que está definido, está definido. Acabou. A Federação não vai de encontro ao que é imutável.”

Por sua vez, alvirrubros e rubro-negros sinalizam para um acordo no que diz respeito a uma maior carga de ingressos para os visitantes. “Vamos sentar com os representantes da Arena e ver o que pode ser feito. Mas há a possibilidade de um acordo. Esse número de 2 mil ingressos não é fechado”, afirmou o vice-presidente administrativo do Náutico, Eduardo Moraes. “Acredito que esse número de ingressos seja a carga mínima. Não temos problema de sentar e procurar um acordo”, completou o vice de comunicação do Sport, José Alves.

Náutico e Sport se enfrentam pela 2ª fase da Sul-Americana. O clube que avançar terá pela frente Wanderers-URU, Libertad-PAR, Mineros-VEN ou Barcelona-EQU.

A 12ª edição da Sul-Americana começa hoje com seis jogos

Real Potosí-BOL x Universidad de Chile
Nacional-PAR x The Strongest-BOL
Inti Gas-PER x Nacional de Medellin
Itagü-COL x Juan Aurich-PER
Trujillanos-VEN x La Equidad-COL
LDU de Loja-EQU x Deportivo Lara-VEN

20 mil pessoas é a capacidade mínima dos estádios na Sul-Americana, até a semifinal

40 mil
pessoas é para quanto sobe a capacidade mínima na final. Ou seja, se o Estado tiver um representante na final, a partida será na Arena Pernambuco.