Futebol Nacional
None

Mudanças

Martelotte deve mexer no time, criticado na goleada sofrida contra o América-MG

Felipe Azevedo pode ser um dos titulares a ir para o banco de reservas do time rubro-negro

postado em 01/08/2013 08:28 / atualizado em 01/08/2013 16:04

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
Como analisou o técnico Marcelo Martelotte, a derrota por 5 a 0 para o América-MG deixou lições. Tudo o que não pode ser repetido pelo Sport nesta Série B daqui para frente. Junto com os ensinamentos, devem vir as mudanças. Embora não seja afeito a alterações no time, o treinador pode fazer algumas na próxima partida, sábado, contra a Chapecoense, na Ilha do Retiro. Uma já é certa. Marcelo Cordeiro, suspenso, desfalca a lateral esquerda e o recém contratado Pery deve estrear.

O baixo rendimento diante do América-MG foi coletivo e Martelotte reconhece isso. Mas o retrospecto pode pesar. Quem está na berlinda é o atacante Felipe Azevedo.
Sem marcar desde a partida contra o Guaratinguetá, na quarta rodada, ele não vem conseguindo acertar as jogadas nas últimas partidas. O bom rendimento e os gols dos companheiros de setor ofensivo é o que vinha segurando a titularidade dele, algo que o próprio treinador admitiu. O confronto passado, no entanto, pode ter sido a gota d’água.

A primeira opção para a vaga de Felipe Azevedo seria Roger. Seria. Mas essa alteração tem sido feita nos últimos jogos e ele não vem conseguindo render. Além disso, a entrada dele acarretaria numa mudança tática. Com um centroavante, Marcos Aurélio e Lucas Lima teriam que atuar abertos, com Camilo vindo de trás. O time está acostumado a jogar com um quarteto de mobilidade e poderia sentir alguma dificuldade.

Patrik

Para não ter que mudar o desenho tático, Martelotte tem uma carta na manga. Patrik Silva, recém-contratado, entraria na vaga de Felipe Azevedo. Embora seja um meia, é um jogador de velocidade e que cai bem pelos lados. Na prática, é a mesma característica de Azevedo. Essa alternativa ainda não foi testada, pois Patrik se integrou ao clube na semana passada. Contra o América-MG, ele ficou no banco e não foi acionado.

Se tiver em mente alguma mudança, além da forçada entrada de Pery na lateral esquerda, Martelotte deve testá-la no treino de hoje ou de amanhã. Após a goleada para o América-MG, o treinador preferiu não expor os jogadores. “A princípio, não penso em mudar. Seria cruel da minha parte definir uma troca agora. Mas até sexta-feira vamos definir. Continuo acreditando mais na equipe que venceu quatro jogos seguidos do que na perdeu para o América-MG”, disse o técnico.