Futebol Nacional
None

Contra a crise

Derrotas consecutivas deixaram o Sport na obrigação de vencer o ASA, em Arapiraca

Felipe Azevedo, que vinha sendo criticado, teve uma boa atuação no jogo contra a Chapecoense

postado em 06/08/2013 08:36

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press
Apenas três minutos e tudo poderia estar diferente. O Sport cada vez mais consolidado no G4 e na briga pelo título. O clima ameno e otimista na Ilha do Retiro. Esse seria o cenário caso o Leão tivesse mantido a vitória sobre a Chapecoense. A virada foi um golpe tão duro quanto rápido. E como tudo na equipe rubro-negra, teve repercussão exagerada. De uma hora para outra, o time já se encontra na iminência de uma crise. E o resultado do jogo de hoje, às 19h30, contra o ASA-AL, no estádio Coaracy Fonseca, virou decisivo para evitá-la.

O Sport não deixou o G4 mesmo com a derrota. Foi ultrapassado pelo Paraná, que está em plena ascensão na tabela. Deixou outras equipes se aproximarem. A distância para o Joinville (5°) é de apenas um ponto. Para Figueirense (6°) e América-MG (7°) são dois. A partida contra o ASA é importante por uma questão de classificação. A gordura foi queimada. O Leão precisa se recuperar. Se falar em crise nesse momento é fruto de um exagero comum ao que cerca o Rubro-negro, a história muda em caso de uma nova derrota – seria a terceira seguida.

No meio de tudo isso está Marcelo Martelotte. Com um início promissor à frente do Sport, causou empolgação acerca do seu trabalho. É difícil, hoje, ver o treinador na berlinda. Mas futebol é uma questão de resultado. Enquanto eles estavam vindo, havia tranquilidade para conduzir o time. Após duas derrotas, o cenário mudou e já não é possível trabalhar com tanta calma. Talvez por isso, o semblante do técnico, neste início de semana, tenha mudado. Mais tenso, menos paciente.

Martelotte é um técnico ainda em formação. No Sport, provavelmente vive um dos momentos de maior aprendizado na sua iniciante carreira. Isso pode explicar a tensão. O desconforto é claro. Ele depende do time para mudar isso e faz o que está ao seu alcance. “Meu trabalho é passar confiança para o grupo e tenho certeza que eles sabem disso”, afirmou o treinador, que refuta o termo “crise”.

Saiba mais

A zica de agosto!

Um recado ao Sport: é bom reencontrar logo a vitória para não alimentar a superstição sobre as “forças negativas” de agosto. O último triunfo rubro-negro no mês foi em 2011, no dia 23. Vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova, pela 19ª rodada da Série B. De lá para cá, foram nove partidas sem comemorar. Duas pela Série B, sete pela Série A. Seis derrotas, três empates.

SÉRIE B – 2011

30/8 – 20ª rodada
Icasa 2 x 2 Sport

SÉRIE A – 2012

5/8 – 14ª rodada
São Paulo 1 x 0 Sport

8/8 – 15ª rodada
Sport 0 x 2 Vasco

11/8 – 16ª rodada
Sport 0 x 1 Figueirense

15/8 – 17ª rodada
Botafogo 2 x 0 Sport

18/8 – 18ª rodada
Fluminense 1 x 0 Sport

25/8 – 19ª rodada
Sport 0 x 0 Náutico

30/8 – 20ª rodada
Flamengo 1 x 1 Sport

SÉRIE B – 2013

3/8 – 12ª rodada
Sport 1 x 2 Chapecoense