Futebol Nacional
None

Com emoção

Análise mostra que jogos do Sport são definidos no segundo tempo

Maioria dos gols marcados e sofridos pelo Leão saíram no fim dos confrontos.

postado em 09/08/2013 09:11 / atualizado em 09/08/2013 09:24

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Tereza Maia/DP/D.A Press
Uma análise um pouco mais atenta às partidas do Sport apontam para detalhes que refletem características do time. Falhas e qualidades. É interessante a constatação de que os 45 minutos finais têm sido bastante movimentados para o Leão. Tanto positivamente quanto negativamente. Os números mostram bem. Dos 25 gols marcados pelo Rubro-negro na Série B, 18 foram na segunda etapa. Assim como dos 21 sofridos, 13 foram na etapa final.

Os 15 minutos finais têm sido ainda mais movimentados. E da mesma maneira, para o bem e para o mal do time. São oito gols marcados nessa faixa de tempo e sete sofridos. O jogo com a Chapecoense foi um retrato desta estatística, pelo lado negativo. Os dois gols da virada do time catarinense foram marcados aos 44 e aos 47 minutos do segundo tempo. Há também exemplos positivos. Contra o Joinville, o gol da vitória veio aos 36. Diante do Palmeiras, o gol de Nunes que garantiu o resultado positivo foi marcado já nos acréscimos na etapa final.

É no segundo tempo que o Sport mais costuma decidir suas vitórias. Dos oito triunfos conquistados pelo Leão na Série B, cinco foram definidos na etapa final, sendo que, desses, três foram nos 15 minutos finais. Por outro lado, é menos comum que a equipe tenha suas derrotas definidas na metade final dos jogos. Mais um sinal de força do Leão. Dos cinco insucessos do time, apenas dois foram sacramentados nesse período, com um detalhe: ambos nos 15 minutos derradeiros.

Essa análise mostra um Sport bem preparado fisicamente para impor um ritmo forte no segundo tempo das partidas. Uma qualidade e tanto. Mas denota, também, um time com dificuldade para definir os jogos com mais tranquilidade. Somente três vezes o Leão conseguiu vencer com gols marcados ainda no primeiro tempo. Ou seja, é sinal de angústia e tensão para a torcida e para os próprios jogadores.

PANORAMA DOS GOLS

Gols marcados no 2° tempo dos jogos
6    0 a 15 minutos
4    16 a 35 minutos
8    36 a 45 minutos (mais acréscimos)

Gols sofridos no 2° tempo dos jogos
5    0 a 15 minutos
1    16 a 35 minutos
7    36 a 45 minutos (mais acréscimos)

Derrotas decididas no 2º tempo e nos 15 minutos finais
Sport    1 x 2    Chapecoense
Figueirense    3 x 2    Sport

Vitórias decididas no 2º tempo
Guaratinguetá    1 x 3    Sport
ASA    2 x 4    Sport

Vitórias decididas nos 15 minutos finais
Sport    1 x 0    Palmeiras
Joinville    2 x 3    Sport
América    2 x 4    Sport