Futebol Nacional
None

Copa Sul-Americana

PM com o pensamento na partida de volta

Preocupação maior com a segurança é na Arena Pernambuco e no trajeto até ela

postado em 20/08/2013 11:10 / atualizado em 20/08/2013 11:28

Bruna Monteiro/DP/D.A Press
O clássico dos clássicos desta noite pela partida de ida da Copa Sul-Americana é na Ilha do Retiro. A preocupação, contudo, é com o jogo de volta. Acostumados ao esquema de segurança adotado para os clássicos na casa do Sport, os policiais militares também foram contagiados pelo receio que aflige os cidadãos pernambucanos desde que o inédito encontro entre alvirrubros e rubro-negros, na Arena Pernambuco, teve sua data definida. Diante do ineditismo de um clássico na Arena, o comando da PM teme que algum incidente no jogo de ida resulte num troco de proporções bem maiores na volta.

O confronto entre dois grupos de torcedores do Náutico na estação Cosme e Damião no último sábado foi a prova de que é preciso elaborar uma estratégia eficiente para o jogo que será realizado no próximo dia 28. “Aquilo nos deixou com uma preocupação ainda maior. Agora, temos que ficar atentos até às confusões dentro das próprias torcidas”, lamentou o comandante do policiamento da capital, o coronel João Neto.

Por essa razão, o jogo da volta será o principal tema da reunião do Comitê de Articulação do Pacto Pela Vida, às 9h de hoje, que definirá a execução do trabalho de prevenção e combate à violência para os dois clássicos. “O esquema de policiamento para hoje está montado e seguirá o mesmo padrão que adotamos para os clássicos na Ilha. Na reunião do comitê, discutiremos apenas alguns detalhes operacionais. O que vai ser mais debatido é o jogo da volta, na Arena. Por ser uma situação totalmente nova para todos. Fizemos a Copa das Confederações, mas esta é a primeira vez que haverá torcidas adversárias”, explicou.

Para hoje, 560 policiais militares estarão destacados. Cuidando do trânsito, haverá 42 agentes de trânsito e de 25 guardas municipais. O efetivo é o menor efetivo de um clássico em 2013.