Futebol Nacional
None

SPORT

Rithely ganha nova função no Sport inspirada no Bayern de Guardiola, admite Eduardo Baptista

Volante agora atua como "líbero" no Leão e faz função de Xabi Alonso na equipe alemã

postado em 28/01/2015 18:55 / atualizado em 28/01/2015 20:30

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Eduardo Baptista é um treinador que faz o estilo moderno. Faz parte da nova geração de técnicos brasileiros estudiosos, que enxergam o futebol de maneira diferenciada. Não esconde de ninguém a sua admiração por atletas polivalentes, que fazem duas, três funções. Não em vão, acompanha como pode a evolução do futebol europeu e suas variações táticas. Há muito fala da sua admiração pelo ex-técnico do Barcelona e atualmente no Bayern de Munique, Pep Guardiola. E sempre que possível tenta transformar em prática as suas observações. O Sport atual tem, sim, inspiração no esquema de Guardiola. E o volante Rithely está no coração dessa mudança.

No Leão, Rithely vai de zagueiro (líbero) a um meia-armador. É polivalente, faz uma função similar a que o espanhol Xabi Alonso faz na equipe alemã, por exemplo. Com a posse da bola, ajuda a forma a linha de quatro no meio do campo no desenho 3-4-3. Tem liberdade para sair jogando e atacar. A bola enfiada para o gol de Samuel, contra o Nacional-URU, por exemplo, saiu dos seus pés. Sem a bola, posiciona-se entre duas linhas de quatro. Por vezes, é até mesmo o terceiro zagueiro, o da sobra entre Ewerton Páscoa e Durval.

"Foi inspirado em Guardiola, sim. Gosto de ver o Bayern jogando, ele consegue atacar nesse sistema. Às vezes, marcando no 4-1-4-1, pode marcar com até seis homens no campo ofensivo e isso eles fazem muito bem. Põe seis homens, contando com o pivô, a linha de quatro e mais um homem que seria o Rithely no campo ofensivo. Se a gente tiver essa coragem de botar essa primeira linha no meio de campo não precisa fazer força para roubar bola. É só fechar os espaços que a bola vem. É isso que a gente busca e o Rithey tem um papel fundamental nisso aí", explicou detalhadamente Eduardo Baptista, durante o programa Papo de Craque, da Transamérica.

Na última Série A, Rithely fez 35 dos 38 jogos da competição – 33 deles como titular. Até a 32ª rodada, contra o Figueirense, fazia uma função comum de segundo volante no Leão. Àquela altura, o Sport estava há oito rodadas sem vencer na competição. Foi quando Eduardo Baptista alterou o seu posicionamento tático no time e o seu modo de jogar, que o Leão conseguiu voltar a vencer e não perdeu mais nos sete últimos jogos do Brasileiro.

"Quando estávamos naquela sequência de oito jogos sem vitória, a gente marcava por zona e estava tendo muito problema. A entrada de Rithely entre as duas linhas como líbero à frente zagueiros encaixou perfeitamente. Ele tem uma pegada muito forte, consegue articular o time saindo de trás. O encaixe se deu exatamente com essa formação a partir do jogo contra o Figueirense, que foi a virada nossa", relembrou o treinador rubro-negro.