Futebol Nacional
None

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

FPF confirma mudança do local do clássico entre Sport e Náutico para a Arena Pernambuco

Entidade se baseou em documento da Arena PE que nega uso exclusivo do estádio

postado em 29/01/2015 20:48 / atualizado em 30/01/2015 01:08

João de Andrade Neto /Esportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) confirmou na noite desta quinta-feira a mudança do local do clássico entre Sport e Náutico, no dia 8, pela 2ª rodada do segundo turno do Estadual, da Ilha do Retiro para a Arena Pernambuco. De acordo com publicação no site da entidade, a alteração se baseia em documento enviado pela própria concessionária administradora do estádio, no qual reforça o caráter público do equipamente e descarta a utilização do mesmo de forma exclusiva por qualquer equipe.
 
Outro argumento utilizado foi a segurança, já que no dia 8, estão marcadas várias prévias carnavalescas e a Arena seria um estádio mais "isolado" do centro. Por conta disso, a partida também passou para às 18h30.
Dessa forma, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, não precisou recorrer a estratégia da mudança no regulamento geral das competições, que daria à entidade o poder do mando de campo de todas as partidas do Estadual. Vale lembrar que especialistas em direito deposrtivo já haviam alertado para a ilegalidade da ação, já que o campeonato encontra-se em curso desde o ano passado. Antes, a FPF havia convocado uma reunião extraordinária do conselho arbitral, onde apenas uma unanimidade dos 12 clubes participantes do Pernambucano, aprovaria a mudança do local da partida. Porém, o Náutico optou por vetar a mudança.

Vale lembrar que o Santa Cruz também solicitou transferir o seu mando de campo, no clássico contra o Náutico, pela 6ª rodada, para a Arena Pernambuco. Porém, essa mudança ainda não foi confirmada pela FPF.

A reportagem tentou entrar em contato com o presidente Evandro Carvalho, além do presidente do Náutico, Glauber Vasconcelos e o vice, Gustavo Ventura para falar sobre o assunto. Nenhum deles atendeu às ligações. Já o vice executivo e de futebol do Sport, Arnaldo Barros, mostrou tranquilidade ao saber da mudança do local do clássico.

"Sempre aposto no bom senso. É preciso olhar para o bem coletivo e não o individual. E pela legalidade. A Arena foi concebida para que Santa Cruz e Sport também jogassem lá. Trata-se de um equipamento público e por isso não há inversão de mando de campo, sendo assim não fere o regulamento. O Náutico, por sua vez, não terá nenhum prejuízo pois é uma equipe que já está acostumada com o gramado. Na verdade, o Náutico quis aproveitar essa oportunidade para rediscutir alguma parte no seu contrato com a Arena", analisou o dirigente leonino.