Futebol Nacional
None

SPORT

Com grande atuação coletiva, Sport goleia a Chapecoense e deixa a zona de rebaixamento

Leão fez 5 a 1, na Ilha do Retiro, subindo para a 16ª colocação na classificação

postado em 26/06/2016 20:33 / atualizado em 26/06/2016 22:37

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP
Era a vitória que o Sport precisava para se firmar no Brasileiro. Foi com uma atuação quase perfeita que o Leão goleou a Chapecoense por 5 a 1, neste domingo, na Ilha do Retiro. O crescimento da qualidade do futebol apresentado pelo time levou à atual sequência de três jogos sem derrotas. A recompensa foi a saída da zona de rebaixamento, onde o Leão estava desde a sétima rodada. Agora, a equipe é a 16ª colocada na classificação.

O técnico Oswaldo de Oliveira apostou na manutenção da base do time que empatou com o São Paulo na rodada passada. Não pôde contar com Serginho, mas escalou Rodrigo Mancha, de características semelhantes. Ele não promoveu a estreia de Rogério como titular como se esperava e manteve a improvisação de Rodney Wallace na lateral esquerda, mesmo tendo Renê novamente à disposição.

O resultado foi que o Sport apresentou a mesma segurança do jogo passado, mantendo a posse de bola e marcando forte a partir do meio campo. A aposta na ofensividade de Rodney Wallace foi recompensada, com um gol marcado logo cedo, aos nove minutos. Ele tentou cruzar, mas acabou acertando o gol de Danilo, abrindo o placar e dando ainda mais tranquilidade para o Leão na partida. Por outro lado, a Chapecoense sentiu o gol sofrido, parecendo perdida em campo.

O primeiro tempo do Sport foi correto, mas com alguns erros pontuais. Rodney Wallace, mesmo com gol, deixou o lado muito exposto na defesa e errou algumas bolas decisivas no ataque. Everton Felipe foi outro que poderia ter contribuído para uma partida melhor do Leão. Apesar dos dribles e da boa movimentação sem a bola, pecava ao não conseguir fazer o principal na sua posição, que é levar a bola a quem está mais à sua frente.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/06/26/1635/20160626202448945579u.jpg', 'id_content': 3289744L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,56/2016/06/26/galeria_sport,1635/em-fotos-sport-estreia-novo-uniforme-contra-chapecoense.shtml', 'titulo_destaque': 'Em fotos: Sport estreia novo uniforme contra Chapecoense', 'id_pk': 1635L, 'id_conteudo': 3289744L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Em fotos: Sport estreia novo uniforme contra Chapecoense', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Equipe rubro-negra apresentou camisa preta com detalhes vermelhos representando rugido do le\xe3o', 'schema': 'foto_12711703576'}
Segundo tempo
A Chapecoense voltou para o segundo tempo com uma proposta de jogar mais velocidade. Ananias entrou para jogar aberto pela direita, com Silvinho na ponta esquerda - e Bruno Rangel centralizado. A mudança surtiu efeito imediato. Na primeira jogada da etapa final, com um minuto apenas, Ananias foi lançado nas costas de Durval. Dentro da área, ele tocou na saída de Magrão e empatou o jogo.

Mas o desempate veio rápido, antes que a Chapecoense pudesse endurecer o jogo para o Sport. Aos nove minutos, após cobrança de escanteio, Rithely colocou o Leão na frente. O lance foi capital. Se por um lado o time visitante veio para a etapa final para jogar em velocidade, por outro, acabou se abrindo. E o Rubro-negro se aproveitou muito bem disso, matando jogo em contra-ataques muito bem estruturados.

Primeiro, aos 12, com Gabriel Xavier puxando o contragolpe. Ele tocou para Rodney Wallace que invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro Danilo defendeu, mas a bola bateu no zagueiro e entrou. Aos 18, foi a vez de Everton Felipe descer em velocidade com a bola dominada. Ele deixou para Samuel Xavier, que cruzou para Diego Souza, no meio da área, mandar um belo voleio para o gol.

O Sport manteve o amplo domínio da partida. Com a vantagem no placar, administrava o jogo, segurando bem as descidas da Chapecoense e aproveitando os espaços que o time visitante seguida cedendo. Aos 32, Ronaldo, que havia acabado de entrar, teve a tranquilidade para dominar e arriscar de fora da área, marcando o quinto gol do Leão.

Crescimento
O placar elástico construído pelo Sport foi consequência do crescimento do time no segundo tempo. O que não havia funcionado tão bem na etapa inicial, correu perfeitamente no complemento. Mesmo com um jogador em cima do seu setor, Rodney Wallace não cedeu tantos espaços e ainda chegou no apoio ao ataque, como aconteceu no terceiro gol. Everton Felipe também foi mais produtivo, acertando mais as jogadas, como a que resultou no quarto tento. No geral, foi uma boa apresentação coletiva do Rubro-negro, com todos os setores atuando bem coordenados, aproveitando as chances criadas, o que também foi importante para a vitória. 

Ficha do jogo

Sport 5
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Rodrigo Mancha (Ronaldo), Diego Souza (Clayton), Everton Felipe e Gabriel Xavier; Edmílson (Rogério). Técnico: Oswaldo de Oliveira

Chapecoense 1
Danilo; Gimenez, Marcelo, William Thiego e Claudio Winck; Josimar, Cleber Santana, Rafael Bastos (Arthur Maia) e Lucas Gomes (Ananias); Silvinho (Neném) e Bruno Rangel. Técnico: Emerson Cris

Estádio: Ilha do Retiro. Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA). Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaum (PR). Gols: Rodney Wallace (aos 9 min do 1°T), Ananias (1 min do 2°T), Rithely (aos 9 min do 2°T), Rodney Wallace (aos 12 min do 2°T), Diego Souza (aos 15 min do 2°T) e Ronaldo (aos 32 min do 2°T). Cartões Amarelos: Silvinho, Lucas Gomes (C), Rodrigo Mancha, Gabriel Xavier e Rithely (S). Público: 8.743. Renda: R$ 125.290,00.