Futebol Nacional
None

Violência

Ministério Público pede veto das organizadas até cadastramento

Proibição é válida nos próximos 60 dias de acordo com a entidade

postado em 18/02/2013 12:19 / atualizado em 18/02/2013 20:01

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Após os incidentes envolvendo briga de torcida e um disparo de arma de fogo que atingiu um torcedor no último sábado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou na manhã desta segunda-feira uma reunião para tentar dar fim ao problema da violência, que vem afligindo o futebol pernambucano há mais de uma década. De imediato, ficou definido que um cadrastamento deverá ser realizado nos próximos 60 dias. Só depois desse prazo é que os membros das torcidas organizadas, devidamente cadastrados, poderão ter acesso ao estádio. A medida, no entanto, precisa ser aprovada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

SAIBA MAIS: LEIA A POSIÇÃO OFICIAL DO MPPE NO SITE DA ENTIDADE

Caso aprovado, o cadastramento será realizado pela Secretaria de Esportes. Essa, na realidade, é uma medida cogitada anteriormente, mas ainda não saiu do pape. Na reunião, também ficou definido que não pode mais haver jogos de Sport, Náutico e Santa Cruz no mesmo dia no Campeonato Pernambucano, caso as partidas sejam disputadas no Recife. Sendo assim, a tabela da competição passará por novas mudanças.

Estiveram presentes na reunião desta segunda-feira o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a secretária estadual dos Esportes, Ana Calvalcanti, o coordenador dos Juizados Cíveis e Criminais do Tribunal de Justiça, Aílton Alfredo, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, e representantes da Polícia Militar. 

Juntos, eles lançaram a Comissão de Prevenção aos Crimes Envolvendo Torcidas, com representantes da SDS, da Secretaria de Esportes, do Judiciário e do MPPE.