Futebol Nacional
None

Violência

Medidas apenas paliativas foram discutidas em encontro dos órgãos públicos

Procurador-geral Aguinaldo Fenelon comandou reunião no Ministério Público, mas sem ações efetivas

postado em 19/02/2013 08:16 / atualizado em 19/02/2013 08:30

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco , Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

(ANA PAULA SANTOS/DP/D.A PRESS
As primeiras medidas tomadas para o combate à violência no futebol pernambucano foram, na verdade, velhas medidas. Paliativas. O cadastramento dos filiados às maiores torcidas organizadas do estado, lançado em 2011 e emperrado até hoje, e a mudança de horários dos jogos. Se há quinze anos ainda era possível agendar jogos de Náutico, Santa e Sport nos três estádios do Recife e no mesmo horário, a partir de agora será possível marcar apenas um por dia. Foram essas as determinações da reunião com autoridades do estado, evitando o combate direto aos episódios criminosos.

A reunião aconteceu na sede do Ministério Público de Pernambuco, palco comum a cada novo incidente que acontece nos arredores dos estádios da capital. Nessa segunda-feira de manhã, não foi diferente. O representante do Governo do Estado foi o secretário de Defesa Social Wilson Damázio. Em mais uma tentativa de unir forças e banir a violência entre as torcidas organizadas, Aguinaldo Fenelon (procurador-geral de justiça do MPPE), Airton Alfredo (Juizado do torcedor), Evandro Carvalho (presidente da Federação Pernambucana de Futebol), Ana Cavalcanti (secretária estadual de esportes) e representantes da polícia militar e Corpo de Bombeiros se reuniram.

Desta vez, o encontro – acredita-se que em caráter de urgência – foi motivado pela cena estúpida de violência que sofreu o torcedor do Náutico, Lucas Lyra, que levou um tiro na nuca, na noite do último sábado, em frente aos Aflitos. À medida que iam surgindo as ideias para conter os atos insanos dos pseudos-torcedores, durante a reunião de portas fechadas, alguns representantes também aproveitaram para apontar a responsabilidade do vizinho da cadeira ao lado.

“Infelizmente, isso não depende da vontade da Federação e do estado. Os torcedores não são obrigados a fazer o cadastramento. Sabemos que a grande maioria que vai ao estádio é de boa índole. Neste caso, que ocorre fora dos estádios, o problema é da Justiça, mas o que for preciso para ajudar a FPF vai fazer”, declarou Evandro Carvalho, presidente da FPF.

LEIA MAIS: VÁRIOS TORCEDORES FORAM AO HEMOPE DOAR SANGUE PARA JOVEM BALEADO
Cadastramento
Procurador-geral do Ministério Público, Aguinaldo Fenelon, em tom áspero, mandou o recado: “Na hora que se cria uma delegacia para se investigar os crimes, o que se pratica vai para a cadeia. Vai ter uma delegacia e uma promotoria especializadas. Pernambuco é o único estado que terá isto. Será destaque no país em combate à violência. Quem for bandido, vai parar na cadeia. Vamos retirar os vândalos de dentro dos estádios de Pernambuco”.

O cadastramento ficará a cargo da secretaria de esportes, que já tentou, sem sucesso, fazê-lo em 2011. Formulários foram entregues pela secretaria aos representantes das torcidas Jovem, Fanáutico e Inferno Coral, que não devolveram o papel, contendo dados de cada “torcedor”. No quarto encontro, ainda de acordo com a secretaria de esportes, eles declinaram do cadastramento.

Agora, o órgão tem 60 dias para tentar obter dados dessas pessoas. “Vamos entrar em contato novamente com a empresa de Software, que tem tudo pronto para o cadastramento. Será o mesmo usado no programa Chapéu de Palha”, explicou Ademir Teles, secretário executivo de esportes. Caso consiga entrar em funcionamento, o credenciamento do torcedor vai ser feito através de um cartão, contendo um chip, que receberá leitura de um celular – usado pela polícia – na entrada do estádio.

800 crimes nos últimos 5 anos envolvendo membros das três organizadas, segundo o MPPE.

18 março de 2001, data da primeira morte no futebol local relacionada ao confronto de torcidas organizadas.

25 de janeiro de 1998, o último domingo em que Sport, Santa e Náutico jogaram no mesmo horário pelo Campeonato Pernambucano na Ilha, Arruda e Aflitos.

Cadastramento nacional de torcidas

Valor: R$ 6,2 milhões
Abrangência: 500 mil pessoas
Lançamento: 2009
Situação: parado há dois anos, sem definição da empresa que irá produzir o arquivo

Cadastramento pernambucano de torcidas

Valor: R$ 1,2 milhão
Abrangência: 190 mil pessoas
Lançamento: 2011
Situação: em estudo para ser executado no Recife em 60 dias

Membros nas organizadas*

Torcida Jovem: 90 mil
Inferno Coral: 80 mil
Fanáutico: 20 mil
Total: 190 mil

* Números relatados pelas diretorias das próprias facções ao Ministério Público, em 2012.

Sócios em dia nos clubes

Sport: 13 mil
Santa Cruz: 10 mil
Náutico: 6 mil
Total: 29 mil

ROBERTO RAMOS/AQUIPE/D.A. PRESS - 1/5/09)
Saiba mais

Investigação
As diligências sobre o atentado contra o estudante Lucas de Freitas Lyra estão cercadas de incógnitas e uma contradição. Domingo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) admitiu a chance de um segurança do ônibus da empresa Globo ter sido o autor do disparo. “Existe, sim, essa suspeita quanto a esse segurança”, afirmou o chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais. Ontem, entretanto, o delegado Izaias Novaes (foto), responsável pelo caso, declarou: “Já há uma linha de investigação, mas não há suspeito identificado.” Seis pessoas foram ouvidas, ontem, na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), entre seguranças, um policial do BPTran e outras testemunhas. Não há previsão para conclusão do inquérito, tampouco quantas pessoas vão prestar depoimento nesta terça-feira.

Choro da esperança
As lágrimas de Lucas de Freitas Lyra renovaram as esperanças da família. Por volta das 17h de ontem, o estudante, ainda sedado e em estado grave, chorou, segundo relato dos parentes. “O nosso irmão caçula entrou primeiro e começou a falar. Daí, uma lágrima surgiu no canto do olho de Lucas. Depois, a nossa mãe entrou. Os olhos dele se encheram de água”, declarou a irmã, Mirela de Lyra (foto). De acordo com informações do Hospital da Restauração (HR), Lucas continua entubado e sedado e está na Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia. Um novo boletim médico vai ser concedido durante a manhã desta terça. O dia foi bastante movimentado, ontem, tanto no HR, quanto no Hemope, onde várias pessoas aderiram à corrente de doação de sangue.