Futebol Nacional
None

2013

Pernambucano vai começar de verdade

Confira o especial do Superesportes sobre o segundo turno do Estadual

postado em 22/02/2013 07:55 / atualizado em 22/02/2013 08:49

Cada time já sabe das virtudes e defeitos. Próprias e dos adversários. Essa foi a melhor serventia não só do primeiro turno do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2013, mas também da Copa do Nordeste. Agora, eles têm 11 finais pela frente. Onze jogos em pouco menos de dois meses para decidir o destino no PE2013. Os quatro primeiros, após a maratona, vão disputar o título. Os demais, a permanência na Série A1 do futebol estadual. Aqui, você fica sabendo detalhes da fórmula de disputa a partir de agora e encontra a tabela atualizada, divulgada ontem pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), devidamente adaptada para evitar dois jogos no mesmo dia no Recife.

4 pelo título
Os quatro primeiros conseguem classificação à fase semifinal. O 1º e o 2º levam a vantagem de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa.

O peso dos cartões
A FPF assim quis, os clubes concordaram e os finalistas do PE2013 podem ser decididos nos cartões! Caso a soma dos dois jogos termine empatada, os critérios de desempate para definir os finalistas são: saldo de gols, gols na casa do adversário, menor número de cartões vermelhos recebidos na semifinal, menor número de amarelos e sorteio.

Novidade na final!
Vencer por uma diferença maior ou marcar mais gols na casa do adversário não servirá como critério de desempate na final. Valem os pontos conquistados. Em caso de igualdade de pontos - hipótese de dois empates ou uma vitória para cada lado, independentemente de placar -, haverá uma partida extra, com mando de campo determinado pela FPF. Terminando a partida extra empatada, só aí o título será nos pênaltis.

8 contra a queda

Os oitos times fora da semifinal disputam um octogonal, com jogos só de ida, para decidir o rebaixamento. Caem os dois últimos colocados.

Os "prêmios" do PE2013

Nordestão 2014
Se classificam o campeão, o vice e o terceiro colocado.

Copa do Brasil 2014
Além do Náutico,
campeão do 1º turno, se classificam campeão,
vice e o terceiro colocado. Caso o Timbu ocupe
uma destas colocações, a vaga passa para o 4º colocado.

Série D 2014
A vaga é do 4º colocado. Caso já participe de divisão superior do Brasileiro (se no caso for Náutico, Sport, Santa Cruz ou Salgueiro), quem herda é o quinto colocado e assim sucessivamente.  

DP/D.A Press