Futebol Nacional
None

Diario Esportivo

Somos tão jovens...

''Que os 'jovens jornalistas' do Diario de Pernambuco (eu, inclusive) não percam a capacidade de se indignar nem se intimidem diante de algumas 'velhas práticas' do futebol brasileiro que teimam em se eternizar como parte do jogo'' Marcel Tito, editor do Superesportes

postado em 21/03/2013 12:06 / atualizado em 21/03/2013 12:13

Fred Figueiroa /Diario de Pernambuco

Demorei muito para decidir se valeria à pena escrever mais um comentário sobre este assunto. Mas ao ler a mensagem do editor do Superesportes em sua página no Facebook, não tive dúvida que este espaço precisaria ser utilizado mais uma vez para reforçar conceitos básicos do jornalismo. Durante a gestão de Gustavo Dubeux sempre fui um defensor dos avanços que ele trouxe para áreas importantes do clube, como o marketing e a comunicação. O Sport conseguiu uma evolução exemplar tanto no seu site, como nas redes sociais. Nos últimos dias, no entanto, o presidente do clube, Luciano Bivar, passou a descontruir  o processo de profissionalização da comunicação rubro-negra. Transformou o site oficialnuma página pessoal. Utilizando o espaço para notas oficiais e artigos que - ao que parece - refletem apenas a opinião do próprio Bivar. O cargo de presidente do clube certamente lhe dá este direito. E não cabe a mim dizer o que deveria ou não estar publicado no site oficial de um clube profissional, onde estão - inclusive - as marcas das empresas patrocinam o Sport. Porém, pela terceira vez, o alvo dos textos publicados no site foi o Diario.  Assim como o futebol, o jornalismo também mudou. Na verdade, todo o processo de informação passa por uma contínua transformação. As grandes empresas de comunicação já não são "as donas da notícia" e, muito menos, "donas da verdade". Os leitores de ontem são agentes da informação de hoje. Lêem, comentam, discutem, criticam, questionam e, também - claro - nos informam. As redes sociais criaram essa via de mão dupla na notícia. E os jovens jornalistas definidos como "ineptos" no texto do site oficial do Sport, na verdade, não se limitam mais a relatar um fato. Eles interpretam os acontecimentos, questionam e usam o senso crítico para apresentar a notícia. Talvez isso incomode alguns. Mas ao que parece, não a maioria. Sabe quantos e-mails ou telefonemas o Diario recebeu de torcedores do Sport criticando a cobertura do clube ou do caso de "lobby na Seleção"? Nenhum.  Na internet, o posicionamento dos rubro-negros é inteiramente à favor do jornalismo que praticamos. E acreditamos. E não é só o Diario que tem buscado este caminho. Está nas rádios, na TV, nos blogs, Twitters e Facebooks da vida. Em maior ou menor escala. No percurso e nesta fase de contínua revolução da informação, claro que podem haver erros. Dos jovens e dos mais experientes. Conheço cada um dos jornalistas do Superesportes e sei que eles estão abertos ao diálogo quando algo precisar ser questionado. É desnecessário dizer, mas nunca é demais: Trabalho em jornais desde 1999 e nunca vi uma única sinalização para perseguir um clube ou denegrir a imagem de alguém. As questões éticas e o princípio básico do respeito e do espaço para os dois lados da notícia seguem intactos.

Denúncias fortes no Youtube
Um perfil desconhecido na internet, criado no dia 10 de março de 2013, vem sacudindo a estrututra da CBF.O Justic just tem uma conta no Youtube e já publicou dois vídeos.Ambos com supostas gravações com o presidente da CBF, José Maria Marin. São declarações contra o ministro do esporte, Aldo Rebelo, sobre esquemas de venda de ingressos e etc. Os vídeos estão disponíveis no blog de Cassio Zirpoli: https://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/

hoje é dia de Basquete
Recorde
A temporada da NBA vem sendo de quebra de recordes. O Miami Heats comandado por LeBron James e Dwyane Wade, alcançou ontem a marca de 24 vitórias seguidas, a 2ª maior da história da Liga Americana. Agora, o foco é superar o recorde absoluto: 33 vitórias do Los Angeles Lakers, que ocorreu na temporada 1971-72.

amanhã é dia de Automobilismo