Futebol Nacional
None

Estadual

Pernambucano: uma taça para 60 clubes

Estadual de 2015 deverá ser "inchado", com todos os participantes na primeira divisão

postado em 18/07/2013 09:54 / atualizado em 18/07/2013 09:57

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco

O Campeonato Pernambucano deverá passar por uma grande revolução estrutural. Adiantando que não trata-se de um devaneio, pois a ideia já está no papel. Em breve, o Estadual será iniciado na temporada “anterior”. Exatamente. A edição de 2016, data da estreia do novo modelo, começaria em 2015. Estilo europeu? Parou aí. Dos atuais 12 clubes, em uma estrutura já inchada, a FPF prevê um novo formato com até 60 clubes. Repetindo: 60. A CBF já aprovou verbalmente a mudança no calendário local. O governo do estado já foi contatado sobre a possibilidade de estender a campanha promocional Todos com a Nota nesse modelo. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, à frente de todo o projeto, a resposta teria sido positiva para o aumento no subsídio estatal.

Portanto, não haverá mais segunda divisão, não nos moldes tradicionais. Todos os clubes seriam agregados em um só torneio. Novas agremiações surgiriam, com o apoio de prefeituras. As seleções municipais, que participam da Copa do Interior, seriam profissionalizadas como clubes de futebol. Evandro garante já ter o aval de 26 prefeituras. No quadro, o formato estudado há um ano pela federação em parceria com consultorias.

Ao Superesportes, o mandatário justificou a decisão radical. “Conversamos bastante sobre isso e essa é a fórmula ideal para movimentar todo o estado e não só num pequeno período. Não queremos estádios e times ociosos. São 60 times, mas se a ideia evoluir, por que não 100?”.  Curiosamente, a federação tem, atualmente, 93 filiados, entre clubes e ligas municipais.

Questionado sobre como poderia implantar a ideia, uma vez que seria na temporada 2015/2016, além do seu mandato, em vigor até 2015, o dirigente admitiu a candidatura à reeleição. “Vou ser candidato. Entendemos que esse modelo pode ser rentável para Pernambuco. Se eu não for é porque terei saído da FPF para a CBF”. Até então, Evandro rechaçava a possibilidade. Em tempo: o maior Campeonato Pernambucano, em número de participantes, aconteceu em 1994, com 16 times divididos em dois módulos.

O novo pernambucano

1ª fase
De 30 a 60 clubes, integrando os atuais participantes da segunda divisão e novos times em processo de profissionalização na entidade. A etapa será regionalizada, com o objetivo de fomentar a rivalidade entre as cidades, além de menor gasto de deslocamento. À medida em que a competição for afunilando haverá disputa entre as microrregiões locais. Somente o campeão irá avançar à segunda fase.

Capacidade dos estádios: a partir de 1.000 lugares
Período: entre outubro e dezembro do ano anterior à fase final.

2ª fase

Com 10 clubes, a etapa será mais um classificatório, reunindo o ganhador da etapa preliminar e os nove times previamente classificados à elite estadual (de 2015, a possivel última no modelo vigente) e fora do Nordestão. Com turno único, essa fase dará vaga aos cinco primeiros lugares.

Capacidade dos estádios: a partir de 5.000 lugares
Período: a disputa seria paralela à Copa do Nordeste, de janeiro a março.

3ª fase
Com 8 times, enfim a fase final do Campeonato Pernambucano. Turno e returno, 14 jogos. Falta decidir apenas se os vencedores dos turnos disputariam a taça ou se os dois melhores pontuadores iriam à decisão, provavelmente na Arena Pernambuco.

Capacidade dos estádios: 5.000 lugares nos turnos e a partir de 15 mil na final.
Período: a etapa seria agendada entre março e maio, colada no Brasileirão.

Pernambuco - 185 municípios
Estadual - 60 times

E se fosse hoje…
Numa hipotética "temporada 2013/2014", a distribuição de times no Pernambucano seria a seguinte:

1ª fase
Os 15 clubes da Série A2, ainda não iniciada, e pelo menos 15 seleções municipais, que teriam que ser transformadas em times profissionais.

2ª fase
Ypiranga, Central, Pesqueira, Porto, Belo Jardim, Petrolina, Chã Grande, Salgueiro, Serra Talhada, mais o campeão da 1ª fase.

3ª fase
Santa Cruz, Sport e Náutico, mais os cinco melhores da segunda fase.