Futebol Nacional
None

Social

Em parceria com a Cufa, FPF anuncia criação da Taça Recife de Comunidades

A Tareco será disputada em dezembro e janeiro e a expectativa é de que conte com a participação de 700 adolescentes moradores das comunidades carentes da região

postado em 19/07/2013 10:24 / atualizado em 19/07/2013 11:25

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

FPF/divulgação
Buscando inspiração na Taça das Favelas, do Rio de Janeiro, a Federação Pernambucana de Futebol, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), anunciou a criação da Taça Recife de Comunidades, a Tareco. A expectativa é de que a competição, que será disputada em dezembro e janeiro, conte com a participação de 32 equipes formadas por cerca de 700 adolescentes com idades entre 13 e 16 anos.

Durante o anúncio, o coordenador institucional da Cufa em Pernambuco, Cesar Cronenbold, adiantou que 23 comunidades já demonstraram interesse em participar da competição. Assim, ainda que o número de 32 times não seja alcançado este ano, a projeção é de que em breve, o torneio esteja consolidado no calendário esportivo estadual.

O presidente da FPF, Evandro Carvalho, ressaltou ainda a importância social da Tareco. “Estamos criando a possibilidade para que os meninos das comunidades carentes possam disputar uma competição e aparecer para o futebol. Além disso, o esporte é uma importante ferramenta para tirar esses garotos das ruas e das drogas”, pontuou o dirigente.

Para evitar a inscrição de times de empresários, a Cufa participará diretamente da seleção dos atletas, através de peneiras dentro das comunidades. Este processo, inclusive, já está em curso. “Entramos nas comunidades e vemos o pessoal jogando na rua. Agora, daremos a oportunidade para que os jovens mostrem sua qualidade”, reforçou Cronenbold.