Futebol Nacional
None

Série A

Com estreia do novo Maracanã na Série A, rodada pode promover mudanças na tabela

Tanto o G4, como a zona de rebaixamento devem ter novos integrantes após o fim da oitava rodada

postado em 21/07/2013 09:00 / atualizado em 19/07/2013 18:57

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Fluminense x Vasco - 18h30 - Maracanã

De casa nova. É assim que o Fluminense jogará neste domingo contra o Vasco. E  a principal esperança é que os ares do Maracanã injetem um novo ânimo ao time que vem de  três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. A estreia na casa tricolor pelos próximos 35 anos será mais especial por ser no dia do aniversário do Fluminense, fato que motiva ainda mais o artilheiro Fred.

Fluminense/divulgação
“Maracanã é a casa do torcedor, a nossa casa. Tenho na minha memória coisas bonitas, a torcida gritando "o Fred vai te pegar". Espero que a gente possa abrir com chave de ouro esse novo Maracanã”, declarou o jogador. Sem atuar no templo do futebol desde do dia 1º de setembro de 2010, quando empatou com o Palmeiras por 1 a 1, o atual campeão brasileiro terá o retorno de Deco ao meio de campo. Para a entrada do meia, quem perdeu a vaga entre os titulares foi Rhayner. A qualidade do “estrangeiro”  pode ser fundamental para que o Fluminense se aproxime do G4 na opinião de Fred. “Não tem nem o que falar sobre o Deco, já me deu muitos passes para gols, não tem o que discutir. Tenho um entrosamento muito bom com ele”, explicou.

Do lado cruzmaltino, o retorno de Juninho será a maior novidade, e ao contrário da sua última passagem pelo time de São Januário, o meia atuará em uma posição mais ofensiva. O técnico Dorival Júnior, que está no clube há pouco mais de uma semana, quer tirar o time da incômoda zona de rebaixamento e aposta na qualidade do meia para mudar a situação. A equipe ocupa a 17ª colocação com sete pontos e uma vitória no clássico resultaria em uma ultrapassagem do rival das Laranjeiras na tabela.


Vitória x Bahia - 16h - Fonte Nova
Felipe Oliveira / EC Vitória
Desde que a Arena Fonte Nova foi inaugurada já foram realizados dois clássicos entre Bahia e Vitória e se depender dos resultados obtidos, a torcida do rubro-negro baiano já pode começar a comemorar. Com duas sonoras vitórias, uma por 5 a 1 e outra por 7 a 3, o Vitória entra em campo como mandante e favorito. Ocupando a segunda colocação com 13 pontos, o time do técnico Caio Jr. tentará se manter no G4 e abrir quatro pontos de distância para o rival que tem 12 pontos e ocupa a sétima colocação.

Internacional x Flamengo - 16h - Centenário

O jogo entre Inter e Flamengo será disputado dentro de campo, mas os holofotes também estarão voltados para os bancos de reserva que serão ocupados por Dunga e Mano Menezes. Os dois últimos técnicos da Seleção Brasileira se enfrentarão pela primeira vez e ambos buscam manter o bom momento dos seus times. Os gaúchos vêm de duas vitórias consecutivas contra cariocas (Fluminense e Vasco) e o ataque será a maior arma, já que oito gols foram marcados em duas rodadas. Já os flamenguistas estão subindo de produção e somaram quatro pontos nos últimos dois jogos.

Santos x Coritiba - 16h - Vila Belmiro
Uma vitória contra o atual líder do Brasileirão pode significar uma mudança na carteira de trabalho do técnico interino Claudinei Oliveira. Após um aumento salarial e duas vitórias consecutivas, treinador deve ser efetivado em casa de vitória na Vila. Para conquistar os três pontos, Oliveira poderá promover as estreias dos laterias Cicinho e Mena. Do lado do Coxa, o técnico Marquinhos Santos não terá problemas de contusão ou lesões. Sua única dúvida está no esquema tático, onde poderá usar o 4-5-1 ou o 4-4-2.

Atlético-PR x Corinthians - 16h - Durival de Brito

Corinthians/Divulgação
Com apenas três pontos separando os clubes, o duelo deste domingo no Paraná deve seguir a rotina dos confrontos entre os clubes. Sempre equilibrado. Em 33 jogos, foram 11 vitórias para cada lado e 11 empates. A única desigualdade do jogo será nos desfalques. Enquanto Vágner Mancini não terá nenhuma baixa no Atlético-PR, Tite terá que arrumar um substituto para Ralf e pode não contar com Fábio Santos.

Goiás x Portuguesa - 18h30 - Serra Dourada

O confronto dos desesperados do domingo pode resultar na saída da Portuguesa da zona de rebaixamento, ou até a entrada do Goiás na zona da degola. O fato é que ambos precisam da vitória para alcançar uma posição mais cômoda. Somando quatro pontos em dois jogos após a parada da Copa, o alviverde de Goiás quer manter a boa fase e contará com todos os atletas do elenco. Já a Lusa quer esquecer a goleada sofrida na útlima rodada para o Santos e voltar a vencer na competição. Fato quer não ocorre desde o dia 12 de junho quando venceu o Fluminense por 2 a 1.